O «Magnificat», um poema da humanidade: leituras no contexto de EMRC

Descrição do Programa

2023 - Curso de formação contínua de professores - O Magnificat Teaser

Introdução

As «escrituras sagradas» da humanidade traduzem a memória de uma articulação entre o crer, o ver, o ler e o escutar. Da oralidade à escrita, a cultura dá testemunho da passagem de uma religiosidade marcada por códigos de transmissão familiar para o tempo da elaboração de mundividências. Na história das tradições religiosas, a «descolagem alfabética» – como lhe chamou Régis Debray –, foi uma alavanca de espiritualidade e transcendência, permitindo às culturas a elaboração de sistemas de sentido mais complexos. Entre as pedras monumentais levantadas ao alto e os rolos da Torah, entre os hieróglifos e as parábolas de Jesus, entre as inscrições pictográficas e a arte caligráfica árabe-islâmica descobrem-se percursos civilizacionais.

A partir deste horizonte de conhecimento, presente no Programa de EMRC e reconhecível das Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (ACPA), a proposta de formação sobre o poema «Magnificat» integra-se num projeto de trabalho sobre os grandes textos da memória cristã, partindo do pressuposto de que eles, sendo relevantes para uma tradição religiosa em particular, fazem parte também da memória da humanidade, transportando uma experiência que – como sublinhou Jürgen Habermas – pode ser uma fonte de sabedoria, válida para a construção dos consensos necessários à «casa comum».

Destinatários

• Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (formação acreditada para o Grupo 290, com a disponibilidade de 60 vagas);
  • Outros docentes e outros agentes eclesiais (formação sem creditação).

Local, Duração, Calendário

Sala virtual (colibri.zoom), Faculdade de Teologia (UCP)
15h online síncronas; 10h assíncronas
    Sexta-feira: 18h30-21h30
    Sábado: 9h00-12h00

3 - 4 FEV 10 - 11 FEV 17 FEV
Tópico 1
O poema «Magnificat» como lugar teológico
Tópico 2
Ler, ver, escutar o «Magnificat»
Tópico 3
EMRC e a pedagogia do «Magnificat»

9 a 25 de janeiro de 2023

A formação acreditada para o Grupo 290, tem 60 vagas disponíveis.

Taxas

25€

A sustentabilidade do curso de formação é garantida pelo apoio da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã

Formação Avançada