Linha de investigação: Teologia, Valores e Dinâmicas Sociais (TVDS)
 

A questão feminina é hoje um dos desafios mais relevantes para as Igrejas cristãs, para as diversas religiões e para a sociedade em geral. Na verdade, mesmo em países democráticos, a igualdade legal para as mulheres ainda está longe de se traduzir numa verdadeira igualdade social, profissional, cultural, familiar e religiosa. O foco deste projeto é o papel da religião nesta situação e a questão de saber se a crença religiosa é um obstáculo ou fator de emancipação das mulheres. O nosso principal objetivo será construir modalidades 'virtuosas' para abordar essa questão com vista a um diálogo mais aberto e fecundo entre os sujeitos envolvidos. Para mais informações veja

  PROJETO

 

(19.06.2019) O CITER organizou um painel internacional intitulado "Mulheres, Igreja e jornalismo. A comunicação como uma nova fronteira", com a jornalista italiana Fausta Speranza (L’Osservatore Romano).

No dia 19.06.2019, as coordenadoras do projeto de investigação "Mulheres e Religiões", Luísa Almendra e Teresa Bartolomei (em conjunto com o Instituto Italiano da Cultura), organizaram um painel com a jornalista italiana Fausta Speranza (L’Osservatore Romano). O título do painel foi:  Women, church and journalism. Communication as a new frontier.

Para mais informações, veja...

ArtiGO NA Ecclesia

 

(10.04.2019) O CITER organizou um painel internacional intitulado "Diaconato feminino. Uma questão aberta", com Phyllis Zagano e Bernard Pottier, sj,

No dia 10.04.2019, as coordenadoras do projeto de investigação "Mulheres e Religiões", Luísa Almendra e Teresa Bartolomei, organizaram um painel internacional intitulado "Diaconato feminino. Uma questão aberta" com Phyllis Zagano e Bernard Pottier, sj, membros da Comissão do Estudo Papal do Diaconato da Mulher. O painel foi moderado por Luísa Almendra e António Marujo, e seguiu-se a apresentação da tradução portuguesa (Paulinas Editores) de Gary Macy, William T.Ditewig e Phyllis Zagano, Women Deacons: Past, Present, Future (Paulist Editores 2012). Ambos os eventos atraíram grande interesse dos meios de comunicação social.

Para mais informações, veja...

ENTREVISTA COM PHYLLIS ZAGANO (PÚBLICO, 13.04.2019; PP 16-17)

 

ENTREVISTA COM PHYLLIS ZAGANO E BERNARD POTTIER (PONTO SJ)

ENTREVISTA COM PHYLLIS ZAGANO E BERNARD POTTIER (RÁDIO RENASCENÇA)

ENTREVISTA COM PHYLLIS ZAGANO E BERNARD POTTIER (ECCLESIA)

ENTREVISTA COM LUÍSA ALMENDRA (ECLESIA)

ARTIGO NA PASTORAL DA CULTURA

PUBLICAÇÃO “MULHERES DIÁCONOS - PASSADO, PRESENTE, FUTURO”