Tópicos Temáticos

 

Tópico 1 - O poema «Magnificat» como lugar teológico

João Manuel Duque | José Carlos Carvalho

Pretende-se mobilizar os formandos para a «arqueologia» deste poema do cânone bíblico cristão, mostrando como ele está na confluência de diversos substratos culturais. Tal abordagem permitirá compreender o amplo impacto deste texto na história das sociedades culturalmente influenciadas pelo cristianismo, com uma particular atenção às releituras contemporâneas. Entre elas, as desenvolvidas no hemisfério sul, contexto em que o poema cristão foi reinterpretado no quadro das experiências de vulnerabilidade e sofrimento que marcam largos setores da sociedade. Neste percurso de releitura, inclui-se a discussão sobre o lugar da espiritualidade do «Magnificat» no âmbito programa das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.


Tópico 2 - Ler, ver, escutar o «Magnificat»

Alfredo Teixeira | Luísa Maria Almendra

Na sua qualidade de texto seminal da memória cristã, atravessou a história cultural do Ocidente, suscitando diversas criações artísticas. A partir da consideração do papel das mediações estéticas para a compreensão da mensagem cristã, descobrem-se correlações entre o texto e diferentes apropriações plásticas, promovendo a literacia visual. Tendo em conta que o texto cristão deu origem a uma forma musical específica, explora-se o património musical, mas também as novas paisagens sonoras da nossa contemporaneidade, incluindo a pesquisa sobre releituras musicais do texto no domínio da cultura pop.


Tópico 3 - EMRC e a pedagogia do «Magnificat»

Alex Villas Boas | Carlos Manuel Meneses Moreira | Juan Francisco Garcia Ambrosio

A singularidade e a universalidade do poema cristão do «Magnificat» constituem o ponto de partida para a sua exploração didática. Neste itinerário ecoam as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen: «Entre dois mundos, na encruzilhada da história, uma mulher levanta-se e diz o poema da Salvação» (Jornal de Letras, 16-02-1982). Assim, a partir dos resultados da «arqueologia» do texto, exploram-se distintas possibilidades de intertextualidade do «Magnificat». Exercitam-se as práticas de reescrita, explorando formas de apropriação pedagógica de processos narrativos, no contexto da disciplina de EMRC. A partir da análise do currículo, planifica-se uma atividade, concretizada num exercício de avaliação, numa dupla etapa, grupal e individual.

Contactos

Formação Avançada

Secretariado
E-mail: secretariado.religare.ft@ucp.pt

Tel.: 217 214 239

Ana Alva

Bruno Leal