(12.12.2018) «Debate sobre o livro mais recente de Karl Josef Kuschel»

No dia 12.12.2018, o CITER promoveu um debate sobre «Literatura como desafio à fé cristã». O ponto de partida desta iniciativa, que teve lugar na livraria da UCP, foi o livro recentemente publicado 'Talvez Deus escute alguns poetas', de Karl-Josef Kuschel, um dos principais teólogos alemães. Participaram no debate António Feijó, Peter Hanenberg e Alexandre Palma.

Ver mais...

 

 

 

 

(08.11.2018) «Mesa redonda internacional" Religião em tempos de crise internacional"»Em conjunto com o Goethe-Institut de Lisboa, o CITER organizou um debate público intitulado «Religião em tempos de crise internacional». Estiveram presentes o padre católico, professor universitário e ensaísta português Anselmo Borges, o estudioso islâmico nascido no Afeganistão e residente na Alemanha Ahmad Milad Karimi, e o Rabino da Comunidade Israelita de Lisboa, Natan Peres. A moderação ficou a cargo de Steffen Dix, especialista em Estudos Religiosos.

Ver mais...

 

 

 

 

(21.09.2018) Algumas pequenas impressões do último conselho científico do CITER ...

Ver mais...

 

 

 

 

 

(26.06.2018) «Lançamento do livro" Fausto - um símbolo do homem moderno?"»
Em co-organização com o CITER, foi apresentada no Auditório do Goethe-Institut uma nova edição crítica dos poemas Fausto, de Fernando Pessoa. O lançamento do livro incluiu também a leitura teatral de vários textos do Fausto de Pessoa e de Goethe. Na sequência desta leitura teatral Carlos Pittella, editor dos fragmentos de Fausto de Pessoa, e João Barrento, tradutor do Fausto de Goethe, falavam da atualidade, semelhanças e diferenças da peça trágica Fausto. Steffen Dix e Jerónimo Pizarro moderaram a conversa. O evento foi uma colaboração entre o CITER, o Centro de Estudos Teatrais, e a editora Tinta-da-China, e apoiado pela Associação de Alemães de São Bartolomeu de Lisboa.

Ver mais...

 

 

 

 

(22.05.2018) Simpósio «O centenário de Fátima: um momento de hermenêutica plural»No dia 22.05.2018 realizou-se na UCP o simpósio «O centenário de Fátima: um momento de hermenêutica plural» com o principal objetivo de desenvolver uma revisão crítica da bibliografia completa (livros e números especiais) sobre as aparições ou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima publicada ou reeditada entre 2015 e 2017. Esta bibliografia inclui todos os géneros literários (como livros infantis, romances, testemunhos, banda desenhada) e publicações científicas de várias áreas (nomeadamente ciências culturais, políticas, sociais e históricas, estudos religiosos e teologia).

Ver mais...

 

 

 

 

(13.04.2018) Palestra Aberta «Rethinking Humanism» com Enzo Bianchi e Massimo Cacciari
Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, o CITER organizou as primeiras «Lições Italianas de Estudos da Religião» com um diálogo entre o teólogo Enzo Bianchi e o filósofo Massimo Cacciari, e com moderação de José Tolentino Mendonça.

Ver mais...