Faculdade de Teologia promove curso de EMRC no 1º Ciclo do Ensino Básico

Sexta-feira, Março 5, 2021 - 17:13

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa está a promover um curso de formação contínua de professores subordinado ao tema EMRC no 1º Ciclo do Ensino Básico”.

O curso não conferente a grau, que se irá realizar em regime e-learning e que terá início a 13 de março, destina-se a professores do Grupo 290 e tem como principal objectivo conhecer e compreender o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, moral e religioso de crianças entre os 6 e os 10 anos, através da identificação dos elementos fundamentais do programa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para o 1º ciclo, da análise dos manuais disponíveis para lecionar, da compreensão da dinâmica de uma aula, do desenvolvimento de estratégias de ensino interativas, da planificação do trabalho interdisciplinar e da estruturação de planos de avaliação para os alunos.

Composta por 30 horas, a formação divide-se em 15 horas de aulas online e em 15 horas de trabalho autónomo. O trabalho autónomo a realizar pelos formandos estará centrado em 3 grandes áreas: a) literatura especializada - será fornecido um conjunto de documentos de leitura obrigatória, sobre os quais serão apresentados questionários de resposta obrigatória; b) planificação e implementação de aulas - cada formando deverá planificar 3 aulas e executá-las, das quais fará uma apresentação no final da formação; c) criação de recursos - cada formando deverá criar um recurso de motivação, um de avaliação de aprendizagens e um de auto-avaliação.

Encontram-se abertas as inscrições para este curso que se demonstra fundamental para dotar os docentes de conhecimentos didático-pedagógicos específicos à lecionação desta disciplina a crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.

Consulte a brochura informativa.