No passado dia 22 de julho, Virgílio Marques Rodrigues defendeu, no campus do Porto da UCP, a Tese de Doutoramento em Teologia, especialidade em Teologia Sistemática, sobre o tema "O diálogo do cristianismo com as religiões. Uma leitura do modelo místico, na teologia comparativa, à luz da obra de Anthony de Mello".

Na sua tese, Virgílio Marques Rodrigues propõe que, "em tempos de escalada de conflitos bélicos e de uma acentuada mobilidade humana, as religiões devem assumir um papel importante como contributo relevante para a paz e a promoção de um diálogo efetivo entre todas".
"As Religiões, através do Diálogo Inter-Religioso, podem ser o sinal genuíno e forte, junto dos Povos, para operar neste 'presente kairótico', que nos é oferecido pela realidade".
A Tese foi orientada pelo Prof. Doutor José Pedro Angélico, professor auxiliar da Faculdade de Teologia e o júri foi composto pelos Professores Doutores José Manuel Pereira de Almeida (presidente), Alfredo Teixeira, João Duque, José Matito Fernandez (Universidad Pontificia de Salamanca), Bernardo Pérez Andreo (Universidad de Murcia) e Teresa Toldy (Universidade Fernando Pessoa).


Virgílio Marques Rodrigues é Pároco das Paróquias de Couto do Mosteiro (Santa Columba), de Santa Comba Dão (Nossa Senhora da Assunção), de São Joaninho (São João Baptista) e de Treixedo (Nossa Senhora da Assunção). É membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Viseu e Arcipreste do Arciprestado de Besteiros.