Fonte: Agência Ecclesia. Autor: Octávio Carmo
Lisboa, 10 out 2025 (Ecclesia) - O padre António Martins, professor de Mariologia na Universidade Católica Portuguesa (UCP), afirmou que os “dramas” da humanidade de hoje podem inspirar novas visões da tradicional representação da Virgem Maria com Jesus morto, nos braços.
“O que é que vivemos contemporaneamente? Com tantos dramas semelhantes, se calhar precisamos de novas representações da Pietà que integrem as tragédias da nossa contemporaneidade”, refere o entrevistado do Programa ECCLESIA emitido este domingo, na Antena 1 da rádio pública, a respeito do Jubileu da Espiritualidade Mariana, a que o Papa presidiu na Praça de São Pedro, com a presença de dezenas de milhares de pessoas.
O padre António Martins, responsável pela comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, assinala que a imagem da Virgem Maria na ‘Pietà’ é a de uma “mulher frágil que acolhe a maior fragilidade que pode existir existencialmente, uma mãe que perdeu um filho”.
“Maria, junto da cruz, completamente impotente perante a morte do Filho, que perde no maior dos horrores e da violência”, recordou, acrescentando que “ali estão condensadas todas as tragédias da contemporaneidade, na Ucrânia ou em Gaza”.
[...]