Press News & Events

Quarta-feira, Junho 5, 2024 - 11:44
Voz Portucalense

Por Jorge Teixeira da Cunha

A morte do Prof. José Carlos da Silva Carvalho era sentida como próxima, mas ninguém ousava acreditar nela. A sua força de viver, a naturalidade com que superava as crescentes dores e fragilidades da saúde, que se esgotava a cada dia que passava, davam a sensação de que algo poderia acontecer para que ele continuasse a viver e a trabalhar. E agora chega-nos a notícia do seu mergulho na vida invisível.

Diversas gerações de discentes da Faculdade de Teologia beneficiaram do seu labor incansável. Tantos e tantas beneficiaram do seu gabinete sempre aberto para resolver assuntos de secretaria, de harmonização de currículos. Ele aliava como ninguém a simplicidade e a exigência na comunicação do saber, a disponibilidade e a azáfama, a proximidade e o distanciamento, quando se tratava de receber gestos de gratidão.

Os que acompanhámos o seu crescimento, vimos nele um estudioso sempre insatisfeito, continuamente à procura de acompanhar as novas aquisições das ciências bíblicas. A sua fidelidade ao texto era a sua forma de mergulhar no mistério da revelação divina e no enraizamento existencial da fé. O seu trabalho de doutoramento sobre o complexo livro do Apocalipse fica como um marco na compreensão de um escrito inesgotável, cuja simbólica e enredo ele perscrutou de todos os ângulos possíveis. Desde aí lhe ficou uma aura que lhe corava o rosto: a presença do Senhor Ressuscitado que funda a história do universo e vive nas almas crentes a caminho da consumação de todas as vidas.

A Faculdade de Teologia nas suas diversas escolas do Porto, de Lisboa e de Braga ficam devedoras de uma dedicação sem medida.

Nascido em 1969, acabava de completar 55 anos e muito haveria a esperar da sua atividade docente. Formou-se em teologia no Porto, estudou do Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde preparou, sob a direção de Ugo Vanni, a tese que defendeu na Faculdade de Teologia da UCP. Lecionou cerca de 25 anos as cadeiras de Novo Testamento, recentemente tinha sido promovido à categoria de Professor Associado.

Docentes e discentes da Faculdade de Teologia apresentam a expressão da sua condolência à sua esposa Virgínia e aos seus filhos José Miguel e José Diogo.

Ver artigo