Sociologia da Religião

4.5 ECTs / Semestral / Português

Aquisição de conhecimentos, leitura compreensiva: Interpretar criticamente as teorias sociais; Reconhecer diferentes paradigmas nas Ciências Sociais; Identificar problemas específicos nas Ciências Sociais; Compreender as relações entre religião, cultura, sociedade e indivíduo; Descrever as religiões nas modernidades múltiplas; Identificar os diferentes quadros argumentativos.

Aplicação de conhecimentos: Descrever os processos sociais de «destradicionalização»; Reconhecer indicadores de mudança social; Identificar os processos sociais de construção da identidade; Identificar os fatores sociais de recomposição das identidades religiosas.

Análise, interpretação e síntese: Ler, interpretar a apresentar textos especializados; Caracterizar as condições sociais que caracterizam as novas sociabilidades religiosas; Ler e interpretar dados de natureza sociográfica e etnográfica; Ler, interpretar a comentar textos especializados; Propor formas de interpretação e de intervenção.

Professor Associado
Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em…