II Seminário Manuel Sérgio «Virtudes Desportivas»

07 OUT – 04 NOV 2021
Edição Online | 18h30-20h00

Desde 2015, a Faculdade de Teologia, no âmbito dos seus centros de estudos e unidades integradas, desenvolve atividades de formação e investigação, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito da linha temática «Desporto, Ética e Transcendência». Para dar uma maior consistência a esta colaboração, foi instituída, em 2019, a Cátedra «Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência», integrada no Instituto de Estudos de Religião.

A atividade da Cátedra Manuel Sérgio, em 2021, desenvolve-se em torno do projeto «Breve tratado das virtudes desportivas». Na perspetiva de André Comte-Sponville, a virtude é a nossa maneira de ser e de agir bem. Assim, as virtudes podem ser vistas como valores morais em ato, sempre singulares, como cada um de nós, sempre plurais, como as limitações que visam superar.

É no quadro desta singularidade e desta pluralidade que este projeto visa pensar as virtudes desportivas, reconhecendo que, enquanto qualidades definidoras do humano, não são atributo exclusivo do desporto

Concluindo este projeto, a Cátedra organiza, em 2021, o segundo Seminário Manuel Sérgio, edição online, consagrado ao tema: «Virtudes Desportivas».

Programa

Este seminário modular é constituído por um conjunto de cinco workshops, integrando, no final, o evento de lançamento do novo volume da coleção «Cátedra Manuel Sérgio»:

07 OUT

Fair-play, Duarte Araújo
Humildade, Carlos Fiolhais
Boa-fé, Michel Renaud

14 OUT Amizade, João Tiago Lima
Gratidão, Luísa Ávila da Costa | Rui Manuel Garcia
Fidelidade, Jorge Araújo
21 OUT Prudência, António de Castro Caeiro
Coragem, Ana Santos
Integridade, Eduardo Marçal Grilo
27 OUT Justiça, Maria do Céu Patrão Neves
Humor, António Bagão Félix
Tolerância, Raquel Vaz-Pinto
04 NOV Solidariedade, Joana Araújo
Autocontrolo, Nuno Delgado
Tenacidade, Jorge Silvério

Lançamento do livro «Breve tratado das virtudes desportivas».
(data a determinar)

Gonçalo M. Tavares
Inês Espada Vieira
José Tolentino de Mendonça
Manuel Sérgio

Creditação

Em cooperação com o IPDJ, este seminário confere Certificação para Técnicos de Exercício Físico e Treinadores (componente geral)

Unidades de Crédito: o conjunto dos workshops – 1,5 UC (por workshop – 0,3 UC).

GUIA INFORMATIVO

CITER - CMS - II Seminário Manuel Sérgio Virtudes Desportivas Cartaz.png