Questões de Antropologia Teológica

6 ECTS / Semestral / Português

Pretende-se, antes de tudo, que os estudantes consigam identificar os elementos principais de uma antropologia de raiz bíblica, tal como desenvolvida pelas tradições judaica e cristã. Partindo desse pressuposto, a intenção desta Unidade Curricular é que os estudantes consigam relacionar essa matriz antropológica com alguns dos desafios antropológicos contemporâneos, como os que são colocados pelo pós-humanismo, a tecnologia e a ecologia. Nesse sentido, o principal objetivo é desenvolver nos estudantes a capacidade de avaliar criticamente a antropologia teológica tradicional, através de um confronto com posições externas. Tendo em conta que os docentes de EMRC, em contexto escolar, deverão ser capazes de avaliar criticamente, quer a matriz cristã quer as propostas que circulam numa sociedade plural, considera-se que esta abordagem dará um contributo significativo para criar competências adequadas, nos futuros docentes.

Professor Catedrático
Doutoramento em Teologia Fundamental pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt (Alemanha), sob orientação de Jörg Splett e como…