Prática de Ensino Supervisionada e Relatório

23 ECTS / Semestral / Português

1. Apropriação estruturada do processo de ensino-aprendizagem de forma progressiva e orientada, mediante a integração das competências teológica, pedagógica e didática
2. Prática docente numa perspetiva interdisciplinar e transversal
3. Conhecer os quadros legislativos da Educação em Portugal e da EMRC, em particular.
4. Gerir o currículo de forma integrada, articulando as Aprendizagens Essenciais (Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho.) e o Programa de EMRC com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho)
5. Analisar as dinâmicas educacionais em contexto escolar
6. Planificar as decisões curriculares e estratégicas
7. Elaborar instrumentos de avaliação formativa e sumativa
8. Incentivar um comportamento criativo na resposta aos problemas que se colocam ao ensino de Educação Moral e Religiosa Católica

9. Valorizar a atitude relacional na comunidade escolar
10. Assumir compromissos na promoção da qualidade da comunidade educativa

Docentes

Professor Associado
Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre…
Professor Auxiliar Convidado
Pós-Doutorando em Desenvolvimento Humano Integral na Católica Doctoral School da UCP. Doutor e Mestre em Ciências da Educação, com especialização em…
Professor Auxiliar Convidado
Doutor em Teologia, área de Teologia Sistemática e Titular do 2º Grau canónico em Teologia Sistemática, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica…
Assistente Regente
Mestre em Teologia Sistemática e Licenciado pela Faculdade de Teologia da UCP. Tem a profissionalização em Educação Moral e Religiosa Católica obtida na mesma…