Hagiógrafos

4 ECTS / Semestral / Português

- Introduzir o aluno no estudo científico da Literatura Sapiencial Bíblica (Livros dos Provérbios, Job, Qohelet; Ben Sira, Sabedoria), através do conhecimento das principais questões da exegese atual, neste campo literário, e dos traços mais relevantes do debate desenvolvido pelos sábios de Israel.

- Ajudar a compreender a transversalidade da reflexão sapiencial bíblica e iniciar o aluno no reconhecimento e estudo das estratégias literárias da metáfora e da poesia utilizadas pelos autores bíblicos destes livros.

- Introduzir o Livro dos Salmos, nas suas questões fundamentais, situando a sua importância no enquadramento da dimensão dialógica da Revelação. Ajudar a redescobrir a génese dos salmos, na polifonia de uma palavra humana e divina. Aprofundar a perceção hebraica de louvor.  

- Sempre que possível, realiza-se, ainda, uma breve abordagem aos livros de Ruth, Ester e Cântico dos Cânticos.

Docentes

Assistente Convidado
Frequenta o Doutoramento em Teologia Bíblica pela Pontifícia Università Gregoriana desde 2015. Concluiu o Mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia…
Assistente Convidado
Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Urbaniana, Roma. Tem Licenciatura Canónica em Teologia Bíblica pela Faculdade de Teologia da mesma…
Professor Auxiliar
Doutora em Teologia Bíblica pela UCP na área dos Escritos Sapienciais, com uma especialização focalizada no Livro de Job (Um Debate sobre o