Filosofia Medieval

4 ECTS / Semestral / Português

1.    A Unidade Curricular de Filosofia Medieval visa introduzir o estudante ao conhecimento do pensamento filosófico produzido entre o século  II do Cristianismo até ao século XIV. Para isso, expõem-se, inicialmente, as matrizes essenciais da formação da cultura filósofica  e as épocas que a vão configurando, expondo os sistemas dos principais autores: Patrística; ‘Renascimento Carolíngio’; ‘Renascimento’ do século XII; apogeu da Escolástica e seu declínio.  
2.    Dando privilégio à relação entre a Filosofia e a Teologia, como modelo da relação Razão - Fé, expõem-se os temas mais significativos da especulação medieval, grega, latina, árabe e judaica, apoiando-nos nos textos dos autores.  
3.    Conduzimos o estudante ao conhecimento das «translationes studiorum» e mostramos as correntes filosóficas que as constituem.
4.    Por último, formámos o estudante para uma valorização da tradição medieval, revalorizando a pluralidades das suas tradições filosóficas em diferentes espaços culturais.

 

Docentes

Professor Auxiliar
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - UCP
Professor Associado
Doutora em Philosophie et Lettres pela Université Catholique de Louvain-la-Neuve, no Institut Supérieur de Philosophie na Bélgica. Leciona na área…
Professor Auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas - UCP