Experiência e representação do tempo: entre filosofia, ciência, arte e teologia

6 ECTS / Semestral / Português

A reconstrução histórico-crítica de alguns marcos da elaboração simbólica da experiência temporal na cultura ocidental evidencia o carácter polimorfo e irredutivelmente pluralista deste processo no quadro do conhecimento científico e da reflexão filosófica, na esfera da criação artística e da produção de códigos e instituições culturais, dotados de normatividade coletiva e individual, privada e pública. Dimensão comum a natureza, sociedade e indivíduo, o tempo atravessa a episteme humana como uma questão ainda não resolvida, na variedade das suas formas expressivas, operativas, críticas e cognitivas.

Esta indeterminação constitutiva não autoriza, no entanto, qualquer fuga irracional para a deslegitimação da relevância normativa das categorias teóricas e práticas que há milénios têm vindo a ser postas em campo para dar sentido ao mistério constituído pelo tempo nas contradições, fraturas e incompatibilidades associadas à sua experiência.

É, pois, objetivo fundamental do curso ativar a sensibilidade dos destinatários para a complexidade do tema e para a abordagem adequada ao mesmo, promovendo a sua capacidade crítica para transitar entre diferentes campos do saber com uma flexibilidade interdisciplinar e uma abertura hermenêutica que, sem cair no indiferentismo relativista, seja capaz de acolher a pluralidade constitutiva das linguagens, racionalidades e normatividades em jogo, visando a identificação de critérios normativos sempre parciais mas vinculativos, seletivos mas fiáveis.

Ao conjugar a discussão crítico-conceptual com a reconstrução histórica de propostas teóricas (filosóficas e científicas) e de modelos simbólicos institucionalizados na produção artística e técnica, na tradição religiosa e na organização social, o curso não pretende transmitir um conjunto pré-determinado de informações sobre o tema escolhido, mas promover a aquisição de competências hermenêuticas diversificadas, necessárias à decifração dos fenómenos sociais e dos produtos culturais enquanto processos multifatoriais, estratificados, evolutivamente móveis e complexos.

Docentes

Professor Auxiliar Convidado
Nascida em Arezzo (Itália), no dia 26 de março de 1959, casada com três filhos, de nacionalidade italiana. Em 1983 diplomou-se na Faculdade de Letras da…