Bíblia e Teologia

5 ECTS / Semestral / Português

1. Conhecimentos: precisar conceitos e colocar os alunos em contacto com os temas fundamentais da Unidade Curricular: inspiração, cânone, texto e hermenêuticas do texto, bem como as novas abordagens da literatura bíblica desde os Estudos Literários.

2. Aptidões e competências: tornar manifesta aos alunos a distinção entre Bíblia e Palavra de Deus (abarcando o primeiro conceito, o segundo é mais amplo); proporcionar um conhecimento básico dos temas acima referidos (inspiração, cânone, texto e hermenêutica do texto) e ajudar os alunos a perceber a articulação que existe entre eles; colocar os alunos em contacto com as principais fontes e traduções do texto bíblico, bem como com os principais documentos da Igreja sobre a Palavra de Deus e a Escritura; ajudar os alunos a compreender o significado da expressão “A Sagrada Escritura é a alma da Teologia” (Dei Verbum, 24) e as múltiplas relações que a expressão “Bíblia e Teologia” sugere.

 

Docentes

Professor Associado Convidado
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Tem Pós-Doutoramento em Teologia e Espiritualidade pela Pontifícia…