Axiologia e Ética

4 ECTS / Semestral / Português

Cada aluno no final do semestre deve:
1. Reconhecer a especificidade própria da disciplina de Axiologia e Ética no seio das diferentes áreas curriculares epistemologicamente relevantes para o Mestrado.
 2. Conhecer o fundamental das questões em debate, com especial ênfase para o significado da intuição da bondade ontológica do ser ao longo da existência da civilização, desde a sua aurora; a perene pertinência da intuição moral e a sua irredutibilidade a qualquer outra forma de semântica, racional ou não; as virtudes éticas/morais; a contribuição da reflexão cristã para a ética/moral; os princípios éticos/morais como realidades objectivas e imutáveis, os valores como realidades culturais subjectivas e mutáveis; o relativismo dos valores; o debate moderno como um renovar das questões eternas relativas ao estatuto da ética/moral. Conhecer os textos estudados ao longo do semestre.
 3. Ser capaz de pensar reflexiva e autonomamente sobre todos os pontos abordados.

 

Docentes

Professor Auxiliar
CURRICULUM VITAE
Professor Auxiliar Convidado
Doutoramento em Física, pela Universidade Técnica de Lisboa. Master of Divinity, pelo Boston College, Estados Unidos. Theology Master, pelo Boston College…
Professor Associado
Doutor em Filosofia Medieval pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, com a tese “O Simbolismo da…