RELIGARE Talks

2025-12-17 Religare Talks banner

I Encontro
17 DEZ 2025| 18h30 – 19h30

Louvor e fraternidade: nos 800 anos do cântico das criaturas

Isidro Lamelas (UCP-CITER)
João Maria Carvalho (FBAUL | UCP-CITER)
 

«A fé permite-nos interpretar o significado e a beleza
misteriosa do que acontece» (Laudato si’, 79)

Inaugurando um ciclo de encontros promovido pelo Instituto Religare da Faculdade de Teologia (UCP-FT) – RELIGARE Talks* –, evoca-se a memória de um texto «maior» da nossa cultura: o Cântico das Criaturas, de Francisco de Assis.
A poética do louvor de Francisco de Assis é desconcertante: à celebração do mistério de todos os seres vivos, o «jogral de Deus» associa o realismo da doença e da morte; ao nome «altíssimo» de Deus, o poeta das criaturas junta a erva que cresce no chão. No coração da tradição franciscana, este hino, numa linguagem de ternura cósmica, revela afinidades com diferentes sensibilidades contemporâneas. Este aniversário coincide com os dez anos da encíclica Laudato si’, na qual o Papa Francisco retomou o espírito do Cântico como inspiração para uma ecologia integral. 
O encontro conta com a presença de Isidro Lamelas** – franciscano, docente e investigador da Faculdade de Teologia – e de João Maria Carvalho***, num diálogo que se alargará a todos os participantes.


Participação livre mediante inscrição (até 14 DEZ)

Formulário de inscrição

cartaz

 


*RELIGARE Talks é um lugar de partilha de ideias que (re)ligam fé, cultura e sociedade. Investigadores e convidados da Faculdade de Teologia (UCP-FT) dão voz às suas interrogações e descobertas, promovendo a inscrição do conhecimento no espaço público.

** Isidro Lamelas, membro da Ordem Franciscana, é doutorado em Teologia Patrística pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1998). Desde 2000 leciona na Faculdade de Teologia da UCP. Promoveu a tradução e o estudo dos «clássicos do cristianismo antigo», com inúmeros artigos e livros publicados sobre o cristianismo das origens e a literatura patrística, É investigador integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP-CITER) , diretor da revista de cultura franciscana ITINERARIUM e membro do conselho científico do Archivo Ibero-Americano.

*** João Maria Carvalho nasceu em 1998, na cidade de Elvas. Desenvolveu os seus estudos musicais na Academia de Música de Elvas. Concluiu a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde realizou também o mestrado em Filosofia. Atualmente é doutorando na Faculdade de Belas-Artes, desenvolvendo um projeto intitulado: Do louvor como gesto insubmisso. Faz parte da comunidade da Casa Velha, que procura aprofundar a relação entre Ecologia e Espiritualidade.