A Faculdade de Teologia felicita Dom Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes, C.S.Sp., antigo estudante da Faculdade de Teologia, pela sua nomeação como Bispo de Portalegre-Castelo Branco.
Dom Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes iniciou a sua formação superior na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no campus de Lisboa. Posteriormente integrou a comunidade de estudantes espiritanos do Restelo, prosseguindo estudos no estrangeiro, onde obteve a Licenciatura canónica em Teologia Moral no Institut Catholique de Paris e o Diploma do Centro Interdisciplinar para a Formação dos Formadores ao Sacerdócio, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Professou votos perpétuos em 1995 e foi ordenado presbítero a 21 de julho de 1996.
O seu percurso distingue-se por uma intensa dedicação missionária, formativa e de governo eclesial. Integrou o primeiro grupo de espiritanos enviados a Moçambique, serviu na equipa missionária de Netia (Diocese de Nacala) e foi membro fundador da missão de São José, em Itoculo (2004); exerceu ainda as funções de Vigário Forâneo da Zona Pastoral de Monapo-Carapira e de Coordenador Pastoral da Diocese de Nacala (2000–2009). Em Portugal, foi Superior da Comunidade Espiritana do Porto, Diretor da Formação na Casa de Formação Espiritana do Pinheiro Manso e Professor de Teologia da Missão no Seminário Diocesano do Porto (2010–2018). Entre 2011 e 2018 foi Primeiro Assistente do Conselho Provincial dos Espiritanos, acompanhando e animando grupos juvenis, e, de 2018 a 2024, serviu como Superior Provincial da Província Portuguesa dos Espiritanos e Vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP). Mais recentemente, assumiu a presidência da Direção da instituição de apoio social Anima Una.