A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, e o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Porto, prosseguindo a realização conjunta de diversas iniciativas formativas dos docentes de EMRC –Grupo 290, consideram que a publicação recente de diversos diplomas e documentos de referência curricular –redefinição do Currículo do Ensino Básico e Secundário, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Educação Inclusiva e Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular –constituem-se como oportunidade de propor a presente oficina de formação.
Esta Oficina pretende levar os docentes a revisitarem os fundamentos teológicos, antropológicos, pedagógicos e didáticos atinentes ao diálogo entre Fé e Ciência, no contexto pedagógico de EMRC.
Esta ação de formação pretende capacitar os docentes deste grupo disciplinar a integrarem na sua prática letiva as implicações teórico-práticas de novos paradigmas curriculares, designadamente a concretização de domínios de autonomia curricular, numa perspetiva colaborativa, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo por base a temática proposta.