Com a recente publicação de diversos diplomas e documentos de referência curricular – redefinição do Currículo do Ensino Básico e Secundário, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Educação Inclusiva e Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular – urge a necessidade dos docentes repensarem a sua prática letiva e concretizarem a conceção e produção de materiais didáticos que corporizem os novos paradigmas curriculares, em articulação com as Aprendizagens Essenciais de EMRC, enquanto referência curricular para a lecionação desta Disciplina.
A gestão curricular do programa de EMRC deve ser acompanhada de uma leitura hermenêutica das novas linguagens curriculares, que possibilite a cada docente a oportunidade de exercitar a capacidade de conceber e implementar diversos instrumentos auxiliares da sua prática pedagógica, capacitando-os para a produção autónoma de recursos e materiais didáticos significativos que suportem a lecionação da disciplina de EMRC, na linha de uma gestão autónoma e flexível do currículo, que reflita na prática pedagógica formas diversificadas de desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica e promova o trabalho colaborativo, interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, a que EMRC é chamada a contribuir.