Educar para os Valores através do Conto

Descrição do Programa

Os subgéneros literários do conto, da fábula, da lenda, do mito e da parábola permitem transmitir conteúdos de modo mais motivador a alunos/as do primeiro ciclo do ensino básico. Desde muito cedo que se habituaram a aprender a distinguir o bem do mal por este meio. O seu desenvolvimento cognitivo não lhes permite uma abstração que possibilite aplicar diretamente no seu quotidiano os valores básicos que os educadores lhes tentam transmitir. O conto é uma forma de tornar mais concretos os conceitos abstratos relacionados com o bem.

Esta formação pretende oferecer aos formandos um diversificado leque de possibilidades de exploração didático-pedagógica de alguns contos (tradicionais e de autor), fábulas, lendas, mitos e parábolas.

Docente: Luís Miguel da Silva Gonçalves

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira.
Nº de horas acreditadas: 30 (15h sessões online + 15h trabalho autónomo)
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109119/20

Formação Avançada