Objetivos
 

  • Consolidar o conhecimento, por parte dos docentes, de textos clássicos da tradição cristã, na sua relação com a memória da sociedade portuguesa e no diálogo com as grandes questões da humanidade;
  • Proporcionar um contexto favorável ao aprofundamento do papel dos professores de EMRC enquanto mediadores nos processos de transmissão cultural, nos quais a Escola toma parte;
  • Interpretar a rememoração do «25 e Abril» como contexto favorável à reflexão crítica sobre o que é educar para a ser livre;
  • Implementar estratégias de trabalho e criar recursos pedagógicos sobre a temática em estudo de acordo com o Currículo e as Aprendizagens Essenciais de EMRC;
  • Contribuir para a consolidação curricular de EMRC, no contexto dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, nomeadamente nos domínios do desenvolvimento profissional contínuo, das competências pedagógico-digitais dos docentes e da colaboração e trabalho em rede com os pares;
  • Identificar oportunidades de desenvolvimento curricular que acrescentem valor à Disciplina de EMRC e ao contributo do Docente para a prossecução de uma educação integral, inspirada pela mundividência cristã, ao serviço de uma cidadania partilhada.

 


Para mais informações sobre o regime jurídico de formação contínua de professores pode consultar o Regulamento para Acreditação e Creditação de Acções de Formação Contínua, do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, aqui.