III Seminário Manuel Sérgio «Este é o meu corpo. Para uma teologia da motricidade humana»

Descrição do Programa

2023-10-26 a 11-23 III Seminário Manuel Sérgio banner
De forma surpreendente, O Século Desportivo (suplemento de O Século), de 30 de setembro de 1968, dava lugar ao início de publicação de um texto de opinião intitulado «Apologia da matéria». Nele se visitavam as fontes religiosas e pedagógicas daquilo que o autor apelidava de desprezo espiritualista pelo corpo. Mas, ao mesmo tempo, criticava-se a emergência de uma conceção mecanicista do corpo humano, presente nos dispositivos modernos de «educação física». O autor encontrava numa perspetiva cristã do corpo, enquanto unidade psicossomática e espiritual indissolúvel, o substrato para uma crítica desse reducionismo moderno. A este propósito, provavelmente pela primeira vez, num periódico desportivo, escreve-se sobre Teilhard de Chardin, descobrindo na sua obra uma via para a superação do fisicismo que habitava as formas de pensar as práticas corporais. Assim, relendo Teilhard de Chardin, interpretava-se a exercitação desportiva como um via de antropogénese, figura da abertura da condição humana à sua plena realização.

A crónica era assinada por Manuel Sérgio. Estava em construção a proposta de um paradigma de compreensão da condição humana enquanto motricidade – ou seja, movimento intencional e solidário de transcendência. No pensamento sergiano, essa transcendência pode declinar-se em diversas dimensões, que se foram explicitando ao longo da sua obra: a transcendência de si; a transcendência do(s) outro(s); a transcendência enquanto uma brecha antropológica aberta à interrogação acerca do sobrenatural.

Neste Seminário online, promovido pela Cátedra Manuel Sérgio (UCP-CITER), docentes e investigadores da Faculdade de Teologia apresentam o resultado do seu estudo sobre alguns dos substratos humanísticos e teológicos que informam o modo como pensamos o corpo no Ocidente, provocados pela inquietude do pensamento de Manuel Sérgio, no ano em que o filósofo da motricidade humana completou 90 anos de idade.

• Conhecer os substratos judaicos e cristãos das conceções ocidentais de corpo;
  • Identificar chaves teológicas para a compreensão da motricidade humana;
  • Refletir sobre as implicações éticas e espirituais das atividades corporais.

Organização
Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência, coordenada por Alfredo Teixeira (UCP-CITER)

Apoio científico
Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CITER)