A crónica era assinada por Manuel Sérgio. Estava em construção a proposta de um paradigma de compreensão da condição humana enquanto motricidade – ou seja, movimento intencional e solidário de transcendência. No pensamento sergiano, essa transcendência pode declinar-se em diversas dimensões, que se foram explicitando ao longo da sua obra: a transcendência de si; a transcendência do(s) outro(s); a transcendência enquanto uma brecha antropológica aberta à interrogação acerca do sobrenatural.
Neste Seminário online, promovido pela Cátedra Manuel Sérgio (UCP-CITER), docentes e investigadores da Faculdade de Teologia apresentam o resultado do seu estudo sobre alguns dos substratos humanísticos e teológicos que informam o modo como pensamos o corpo no Ocidente, provocados pela inquietude do pensamento de Manuel Sérgio, no ano em que o filósofo da motricidade humana completou 90 anos de idade.
Objetivos
- Conhecer os substratos judaicos e cristãos das conceções ocidentais de corpo;
- Identificar chaves teológicas para a compreensão da motricidade humana;
- Refletir sobre as implicações éticas e espirituais das atividades corporais.
Organização
Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência, coordenada por Alfredo Teixeira (UCP-CITER)
Apoio científico
Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CITER)
Parceiro institucional
Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)
Coordenação
Alexandre Palma (UCP-CITER)
José Lima (IPDJ-PNED)
Inscrições
- De 4 a 23 de outubro de 2023