XI Jornada de Teologia Prática "Amizade Social: antíteses de um tema maior"

Terça-feira, April 26, 2022 - 18:30 a Sábado, April 30, 2022 - 20:00

 

A presente edição da Jornada de Teologia Prática realiza-se nos dias 26, 28 e 30 de abril, em formato digital.

"Amizade Social: antíteses de um tema maior" é o tema desta iniciativa que a Faculdade de Teologia está a organizar e que irá privilegiar o ambiente digital, em regime de videoconferência, com recurso à plataforma Zoom-Colibri.

No dia 26 de abril, entre as18h30 e as 20h00, poderá assistir à 1.ª sessão online (presencial em Lisboa), intitulada No Tempo da Individualidade e das Tribos. A sessão terá como oradores Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP e Alfredo Teixeira (FT-UCP).

No dia 28 de abril, entre as18h30 e as 20h00, a 2.ª sessão online intitulada Dinâmicas do Diabólico e do Simbólico na Sociedade, será orientada por Cátia Tuna (FT-UCP) e Pedro Falcão (FT-UCP).

Ao longo da manhã do dia 30 de abril, entre as 9h30 e as 13h00, poderá assistir à 3.ª sessão online desta Jornada, que se divide em dois painéis de intervenção: Do Samaritano, da Samaritana. Hóspede ou Estrangeiro?, que contará com as intervenções de João Alberto Correia (FT-UCP) e Inês Espada Vieira (FCH-UCP), e O Bem Comum: A Fronteira como Lugar, A Fraternidade como Horizonte, que será orientado por Alex Villas Boas (CITER-UCP) e Esther Lucas (SSVP).

CONHEÇA O PROGRAMA



São coordenadores do evento os Professores Luís M. Figueiredo Rodrigues, José Pedro Angélico, Alex Villas Boas, Juan Ambrosio, Paulo Fontes e Pedro Falcão.



A «amizade social» é percebida, na Fratelli Tutti, como uma realidade que se apoia num amor que se estende para além das fronteiras. É uma amizade que conduz a uma tomada de consciência que reconhece «cada ser humano como um irmão ou uma irmã e procura uma amizade social que integre a todos» (Fratelli Tutti, 180).



Inscrições (a partir de 15 de março de 2022)

 

Taxa de Inscrição: 20€

(Grátis para alunos inscritos em cursos conferentes de grau)

Formulário de Inscrição

Para dar continuidade ao espírito de comunidade que se tem desenvolvido em torno das diversas edições destas Jornadas, convidamos os interessados a proceder à inscrição, que garantirá, para cada sessão, a partilha da documentação com:

  • a apresentação dos oradores;
  • os sumários das suas intervenções;
  • sugestões de leitura.