Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC

Descrição do Programa

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promove, em simultâneo, em Lisboa, Braga e Porto, de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2021, a ação de formação em regime b-learning, dedicada ao tema «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC»

O currículo de EMRC encontra-se vertido no seu Programa (2014) e nas Aprendizagens Essenciais (2018), enquanto documentos de orientação curricular para a planificação, concretização e avaliação do ensino e da aprendizagem, ordenadas à promoção das áreas de competência inscritas no PASEO.

A arquitetura curricular das Aprendizagens Essenciais (AE), construída a partir do Programa, afigura-se como “denominador curricular comum”, que expressa os conhecimentos, as capacidades e as atitudes, em termos de conteúdos, de processos e de saberes específicos, considerados essenciais para a aprendizagem dos alunos. No entanto, e motivada pela realidade pandémica vivida recentemente, a comunidade educativa e os processos de ensino foram convocados a adaptar-se a novas circunstâncias, de que o ensino presencial, a distância e/ou interpolado são exemplos.

O professor de EMRC, enquanto “gestor da circunstância educativa” em que se insere, tem sido chamado a ser hermeneuta proficiente dos referenciais curriculares. Nas atuais circunstâncias, porém, é convocado sobremodo a proceder a uma renovada gestão curricular das AE, face à legislação recente e aos desafios emergentes, situando-se didaticamente entre o disponível – elementos de que dispõe – e o perfetível – elementos que pode aperfeiçoar – em termos da seleção, estruturação e articulação de conteúdos relevantes e significativos, bem como da adequação de metodologias e e-atividades, no contexto de ensino a distância.

A formação conta com a orientação dos professores Juan Ambrosio e Carlos Moreira e está estruturada em 10 sessões de trabalho.

Destinatários:

Professores do Grupo 290

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira.

Área de Formação B – Prática pedagógica e didática na docência
Nº de horas acreditadas: 25