Metodologias do Trabalho Científico

4.5 ECTS / Semestral / Português
Aquisição de conhecimentos: 1. Identificar conceitos e métodos; conhecer as normas de apresentação dos trabalhos científicos; 2. Identificar as etapas de construção de um projeto de investigação; 3. Compreender as relações entre teoria e prática; Pesquisa e análise, interpretação e síntese: 1. Pesquisar, selecionar e processar diferentes tipos de informação a partir de diversos suportes e fontes; 2. Interpretar resultados de projetos de pesquisa. Selecionar os métodos de pesquisa relevantes para os objetivos delineados; 3. Desenvolver a clareza e a assertividade com vista à apresentação fundamentada de um projeto de investigação; Aplicação de conhecimentos: 1. Converter um tópico de interesse num problema de investigação; 2. Aplicar normas e procedimentos metodológicos adequados aos diferentes tipos de investigação ou de objetos de estudo; 3. Conceber e planear um projeto de pesquisa; 4. Debater, descrever e explicar os problemas da investigação.

Professor Associado
Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre…