Antropologia e Sociologia da Religião

4 ECTS / Semestral / Português

1. Compreender a dimensão antropológica da religião: desenvolver a capacidade de analisar e interpretar a religião como um objeto de estudo antropológico, identificando como diferentes culturas e sociedades experimentam e expressam as suas crenças e práticas religiosas.

 2. Analisar perspetivas clássicas do fenómeno religioso: adquirir um entendimento crítico das abordagens teóricas de Marx, Weber e Durkheim sobre a religião.

 3. Explorar a relação entre modernidade e secularização: desenvolver uma compreensão das teorias da secularização, com um enfoque particular na experiência de secularização em Portugal, analisando como a modernidade influencia a prática e a perceção da religião na sociedade contemporânea.

 4. Entender a diversidade e a transformação do espaço religioso contemporâneo: Adquirir a capacidade de refletir sobre a diversidade religiosa na sociedade atual, considerando as tendências do fundamentalismo religioso, as novas espiritualidades e como as "religiões" se adaptam e interagem num mundo globalizado.

Docentes

Professor Auxiliar Convidado
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - UCP