Joaquim Félix de Carvalho e João Norton de Matos Sj, docentes da Faculdade de Teologia, são dois dos autores, juntamente com o Card. José Tolentino Mendonça e o Arq. Álvaro Siza, que integram o último número da Revista da Universidade de Roma, Sapienza, intitulada Rassegna di Architettura e Urbanistica, n. 166/2022 "Sacro contemporaneo | Sacred Contemporary".
O ensaios deste número exploram como a arquitetura interpreta as necessidades e desejos atuais de sacralidade, muitas vezes altamente individualizados e desvinculados de conotações religiosas; exploram o território do “sagrado contemporâneo” a partir de uma perspetiva aberta. Iniciar um novo diálogo sobre como a arte de construir espaços e relações pode ajudar a redimir a perda de sentido do 'sagrado' como valor compartilhado, fator de persistência de um lugar e de uma comunidade, uma dimensão irrenunciável da humanidade.
João Norton de Matos Sj colaborou com um artigo no campo dos debates, intitulado Il sacro nell’architettura e nella società secolare | The Sacred in Architecture and in the Secular Society.
Joaquim Félix de Carvalho redigiu um artigo científico, intitulado Il lieve poggia a terra, il pesante è sospeso. Del fruire senziente nelle cappelle di Braga | Lightness Rests Upon the Earth, Weight Is Suspended. On the Sentient Use of the Braga Chapels.
Mais informações, aqui.