
Num breve texto programático, publicado em 2017, sob o título «Para um Desporto de Futuro» (Ed. Afrontamento), Manuel Sérgio elencava um conjunto de lógicas de ação, em ordem a uma cultura desportiva baseada na «competição-diálogo». Esta nova cultura desportiva deveria tomar o lugar da competição hostil, «procurando mais o belo e o convívio fraterno e a resposta às necessidades do ser humano, em busca de mais ser do que uma competição tecnologicamente avançada e moralmente ameaçada» (p. 27). Manuel Sérgio evoca Sílvio Lima e a sua insistência num desporto construtor da democracia – o desporto supõe a igualdade de oportunidades. Daí a necessidade de um desporto que não seja reduzido a uma perspetiva higienista ou produtivista, mas seja «agente fautor de cultura, designadamente uma cultura que seja ciência e consciência» (p. 35). Na sua visão, torna-se necessário comprometer a prática desportiva com a transformação social e política: «Cultuar apenas os campeões do desporto não passa de pura alienação. Os projetos olímpico e paralímpico deverão servir também uma prática responsável da vida em sociedade» (p. 40). É por isso que, neste exercício de pensar o futuro, Manuel Sérgio integrava num mesmo horizonte, o alto rendimento desportivo, o desporto dos bairros, o desporto no mundo do trabalho, o desporto escolar, o desporto-lazer etc., uma vez que em todas essas escalas sociais, a prática desportiva é chamada a dar corpo ao «encontro fraterno» (p. 41).
Desde 2015, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no quadro das suas unidades integradas, desenvolve atividades de formação e investigação em cooperação com o Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito da linha temática «Desporto, Ética e Transcendência». Para dar uma maior consistência a esta colaboração, foi instituída, em 2019, a Cátedra «Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência». No âmbito da sua atividade regular, a Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência (CITER-UCP) organiza IV Seminário Manuel Sérgio (formação online) subordinado ao tema «Desporto, sociabilidades e comunidades».
Objetivos
- Compreender o papel do desporto na construção da cultura contemporânea;
- Identificar correlações entre desporto e coesão social;
- Reconhecer problemas éticos nos quotidianos desportivos;
- Capacitar para a apropriação pedagógica dos problemas de ética desportiva;
- Qualificar para o desenvolvimento das dimensões éticas e espirituais do desporto, a partir do legado de Manuel Sérgio.
Organização
Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência
Apoio científico
Parceiro institucional
Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)
Coordenação
Alfredo Teixeira (UCP-CITER)
Coordenador da Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência
Alexandre Palma (UCP-CITER), Inês Espada Vieira (UCP-CECC), José Lima (IPDJ, PNED), Pedro Braga Falcão (UCP-CEHR).
Grupo de Trabalho da Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência
Inscrições
De 9 a 26 de outubro de 2025