Conteúdos da ação de formação
Tópico 1. O espaço público global: novas agências, novos protagonistas
Tal como sublinhou o «último» Habermas, as tradições religiosas são uma fonte possível de sabedoria, válida para a construção de consensos, que vão para além do campo religioso, acerca da vida em comum. Como recorda o filósofo, alguns dos símbolos da cidadania moderna, em particular no âmbito da defesa dos direitos cívicos – Mahatma Gandhi, Martin Luther King ou Desmond Tutu –, participaram nessas lutas, mobilizando explicitamente as suas convicções religiosas. O Papa Francisco assume a humanidade inteira como interlocutora, desafiando-a a pensar as questões mais decisivas do nosso futuro, abrindo espaço para uma leitura do mundo a partir das suas margens, dos lugares fraturados, onde se descobre o «lado B» das múltiplas modernidades.
Tópico 2. O Papa Francisco e a Questão Moral
A partir de textos do Papa Francisco (nomeadamente das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti e das exortações apostólicas Evangelii gaudium, Amoris lætitia e Laudate Deum), procura-se identificar contributos para uma renovada compreensão da questão moral, tendo em conta as diferentes dimensões que a constituem: experiência moral; consciência moral; encontro e moralidade; critérios de discernimento; decisão moral; formação moral e cidadania global. No discurso do Papa Francisco, descobrem-se eixos estruturantes para uma teologia moral que responda à real situação de vida das pessoas e das comunidades: uma teologia que não seja autorreferencial, mas em «em saída»; capaz de ouvir o mundo e de lhe responder de forma esperançosa; centrada na abertura ao outro; capaz de conduzir a pessoa à liberdade por meio do agir responsável; que supera a cultura do egocentrismo, da competição e do «descarte»; que descobre a centralidade a ecologia integral, com particular atenção aos mais vulneráveis, deixando-se «contaminar» pelo apelo das situações de sofrimento.
Tópico 3. EMRC e o «Pacto Educativo Global»
O Papa Francisco, na mensagem de 15 de outubro de 2020, desafiava todos os agentes sociais a assinar um pacto educativo, comprometendo-se pessoalmente a empreender estas sete vias de futuro: colocar a pessoa no centro; ouvir as gerações mais novas; promover a mulher; responsabilizar a família; acolher os mais vulneráveis e marginalizados; renovar a economia e a política; cuidar da casa comum. Neste tópico procura-se identificar as consequências deste pacto para a identidade de EMRC, em diálogo com o Perfil do Aluno no Fim da Escolaridade e com os objetivos do Desenvolvimento Humano Integral.
Tópico 4. Atividades de integração e projeção
Os pressupostos teóricos explorados criticamente e os contextos de discussão promovidos constituem o suporte para estratégias de análise do currículo e de planificação de uma atividade (ou construção de um recurso pedagógico), privilegiando os meios digitais, no horizonte do Pacto Educativo Global.