Press News & Events

Arte e liturgia. Teoria da presença de Deus entre visível e invisível

Segunda-feira, Março 27, 2023 - 16:01
7margens
2023-03-27 Press - Ecologia Poética no Labirinto da Liturgia

Um ensaio de teologia litúrgica apresentado como “insitigante”, destinado a suscitar espanto. Em discurso mistagógico-poético, Ecologia Poética no Labirinto da Liturgia, da autoria do padre Joaquim Félix de Carvalho, convoca também reconhecidos poetas portugueses e os artistas Bill Viola e Anish Kapoor. O autor é teólogo com especialização em liturgia, área em que se doutorou pelo Pontificio Istituto Liturgico di Sant’Anselmo (Roma), professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa e investigador do CITER (Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião).

Dedicando-se à renovação das artes e da arquitetura religiosa contemporânea, Joaquim Félix integra também a equipa de formação do Seminário Conciliar de Braga e colabora, no contexto de equipas multidisciplinares, com arquitetos, artistas e artesãos na edificação e qualificação de lugares litúrgicos, alguns deles reconhecidos nacional e internacionalmente. As suas últimas publicações em livro são: Capelas de Braga. Novas poéticas da espacialidade ritual (2018), Trisagia (2020), Do fundo do cálice (2022) e Livro da Deslocação (2022).

os três últimos dois quais referidos no 7MARGENS, que a seguir reproduz o texto do prefácio deste novo livro, da autoria de Teresa Bartolomei, investigadora integrada do CITER e professora convidada da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Nota: Notícia completa no 7MARGENS