Consciente da sua missão e identidade, a Faculdade de Teologia, em parceria com a Cáritas Portuguesa, quer dar o seu contributo para que, no tempo em que estamos a viver, se possam encontrar os necessários critérios que ajudem a construir um futuro mais humano onde habite a paz e a justiça.
Nesse sentido, e dando continuidade a ações já anteriormente desenvolvidas no âmbito desta parceria, a Faculdade de Teologia propõe, para todos os que estejam interessados em aprofundar os seus conhecimentos acerca do Pensamento Social da Igreja, um itinerário de formação, em regime de e-Learning (e com sessões presenciais), que seja simultaneamente capaz de promover a reflexão e impelir para a acção.
[…] a realidade social é para os crentes lugar e tarefa de humanidade a construir na história. Nela estão empenhados os indivíduos e a comunidade crente, para que o amor de Deus dê frutos de salvação através da sua vida na história humana. Sabemos que somos chamados a viver nela de acordo com a intencionalidade de Deus, construindo fraternidade, como discípulos segundo as bem-aventuranças, com a experiência e o discernimento necessários para individuar os critérios e os caminhos a percorrer na vida social.
Sergio Bastianel, Moralidade pessoal na história. Temas de ética social,
Cáritas Portuguesa, Lisboa 2013, 11.
O curso em regime e-Learning "Pensamento Social Cristão. Memória e Projeto" está estruturado em dois semestres (um ano pastoral - 9 meses).
O plano curricular prevê a realização de duas sessões presenciais/videoconferência (final do 1º e 2º semestre), ao sábado, entre as 10h00 e as 16h00.
Este curso tem os seguintes objetivos globais:
- Promover uma reflexão acerca da identidade do Pensamento Social Cristão;
- Apresentar os fundamentos do Pensamento Social Cristão;
- Proporcionar um itinerário de reflexão e estudo acerca do pensamento social cristão;
- Destacar os grandes marcos e temáticas da Doutrina Social da Igreja;
- Contribuir para uma redescoberta da fé como compromisso com o projeto de Deus e a justiça social.
Colaboração: Cáritas Portuguesa