Currículo, Planificação e Avaliação

8 ECTS / Semestral / Português

1.    Clarificar conceitos e construções de Escola, Educação, Currículo, Pedagogia e Didática
2.    Compreender os elementos concetuais de Currículo: conceitos, conceções, teorias e fundamentos
3.    Dimensionar a Escola como âmbito de Educação integral da Pessoa, designadamente nas vertentes ética, moral e cultural-religiosa;
4.    Determinar a relevância de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Currículo Escolar, a partir da sua natureza e finalidade;
5.    Discriminar a estrutura, níveis e modelos de planificação
6.    Exercitar técnicas e metodologias de planificação de um programa de ensino em EMRC.
7.    Compreender o que é a avaliação pedagógica, na sua vertente diagnóstica, formativa e sumativa
8.    Exercitar a conceção, construção e aplicação de critérios e instrumentos de avaliação em EMRC
9.    Concretizar formas de articulação pedagógica entre currículo, planificação e avaliação na prática letiva

 

Docentes

Professor Auxiliar Convidado
Doutor em Teologia, área de Teologia Sistemática e Titular do 2º Grau canónico em Teologia Sistemática, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica…