Formação Avançada «Uma leitura bíblico-moral do Evangelho de Marcos: Quem é Jesus? Quem são os discípulos?»

Descrição do Programa

Apresentação

Em cada ano litúrgico, oferece-se a possibilidade de renovar a aproximação a um dos Evangelhos Sinóticos. Após a reforma litúrgica, que se seguiu à renovação dos estudos bíblicos e teológicos proposta pelo II Concílio do Vaticano, o Evangelho de Marcos recuperou uma relevância, no contexto dos Evangelhos Sinóticos, que não tinha conhecido nos séculos precedentes. Por isso, estudar este Evangelho é uma redescoberta da pluralidade da mensagem cristã, nos quatro rostos que a revelam, como foi ilustrado pela representação «tetramórfica», na arte cristã. Assim, o novo ciclo litúrgico, que se desenvolve em 2023 e 2024, abre novas possibilidades de leitura de um texto desconcertante na sua narrativa, mas sempre rico e inovador na forma como nos leva a acompanhar o ministério público de Jesus na singularidade da mensagem que nos propõe.

Um dos aspetos mais caraterísticos do texto de Marcos diz respeito ao caráter enigmático que envolve toda a narrativa à volta de Jesus. Destaca-se aqui o chamado «segredo messiânico», um elemento importante para bem situar Jesus no seu contexto da Palestina de então. Trata-se de uma tensão de dupla valência; por um lado, a afirmação final da identidade messiânica de Jesus; por outro, o distanciamento que ele quer conferir à sua missão.

A partir de uma perspetiva interdisciplinar, procura-se imprimir ao estudo novas perspetivas em ordem à compreensão do texto, valorizando as interpelações que dele decorrem. A dimensão prática e moral ajudará a uma melhor vivência do Evangelho de Marcos, perspetiva que contribuirá para poder traduzir as intuições de Marcos na vida das comunidades.
 

Objetivos

Proporcionar uma formação avançada que permita identificar a estrutura do Evangelho de Marcos, no contexto do corpus neotestamentário, reconhecer os grandes eixos teológico-morais que descrevem o seu programa narrativo e refletir sobre o seu impacto nas comunidades.

Contactos

Formação Avançada

Secretariado
E-mail: secretariado.religare.ft@ucp.pt

Tel.: 217 214 154

Ana Alva

Bruno Leal