Press News & Events

Pastoral açoriana pondera criação do Conselho Diocesano da Família

Thursday, April 21, 2022 - 01:00
Publication
Correio dos Açores

Conferência "Igreja Doméstica e Sinodalidade" com o teólogo Juan Ambrosio, em Angra, Praia e Ponta Delgada.

Pastoral açoriana pondera criação do Conselho Diocesano da Familia. O Serviço Diocesano da Pastoral da Família e Laicado está a ponderar a criação do Conselho Diocesano da Família, que integrará a equipa diocesana da Pastoral Familiar, os casais de ligação das 17 ouvidorias, os padres assessores ou Assistentes e um representante dos movimentos familiares cristãos existentes na Diocese, informou uma nota enviada ao Igreja Açores este mês. Este Conselho terá como especial motivação a reflexão e a ponderação das grandes opções da pastoral familiar e reunirá via zoom sempre que for necessário.

A decisão de criação deste organismo acontece numa altura em que se vive o ano da Familia Amoris Laetitia, já na sua recta final, em que a diocese tem procurado sedimentar a sua pastoral familiar feita a partir das famílias para as famílias. Uma das iniciativas consiste num momento formativo com a conferência sobre a "Igreja Doméstica e Sinodalidade" com o teólogo Juan Ambrosio. O professor da Universidade Católica Portuguesa estará em Angra no dia 27 de abril, onde proferirá a conferência no Seminário Episcopal. A mesma conferência realizar-se-á em Ponta Delgada, no Centro Pastoral Pio XII no dia 3 de Maio e depois no dia II de Maio, na Paróquia das Fontinhas, na ouvidoria da Praia.

Esta iniciativa precede as celebrações da Semana da Vida, de 8 a 15 de Maio, dia em que será assinalado a Primeira Festa Diocesana da familia. A iniciativa já esteve prevista no passado mas a pandemia impediu a sua realização.

A festa Diocesana da Familia, celebrada no Dia Internacional da Família decorrerá em Vila Franca do Campo, mas é aberta a toda a ilha de São Miguel e Diocese de Angra. Entre as 9h30 da manhã e as 18h00, todas as famílias são convidadas a refletir, meditar e partilhar a experiência de ser familia nos dias de hoje, tendo por base o documento do Papa após o sínodo dos bispos sobre a familia. Será igualmente uma oportunidade para aprofundar a oração de intercessão pelo Encontro Mundial de Famílias que decorrerá em Roma, no mês seguinte, entre 22 e 26 de Junho.

Nota: Notícia completa na edição impressa do Correio dos Açores