Generic Bio

Doutor em Estudos Clássicos, especialidade de Literatura Latina, pela Universidade de Lisboa, com uma tese intitulada "O Clímax nas Odes de Horácio: Uma Análise Dinâmica". Leciona Latim, Grego Bíblico e História das Religiões ou temas da cultura e religião clássica. Tem colaborações a nível de lecionação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade Europeia. É investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. É membro da subcomissão para a tradução da Bíblia (Novo Testamento), a editar pela Conferência Episcopal Portuguesa. É autor de teses, traduções e artigos na área da sua especialidade e tem colaborado na organização de diversos simpósios e cursos livres. Tem alguma obra literária publicada e tem igualmente formação musical, colaborando regularmente com os Músicos do Tejo e com a Orquestra de Câmara Portuguesa.
Capítulo de Livro

A «Fedra» de Séneca e a «Paixão de Santa Perpétua e de Santa Felicidade»: pensar o corpo na cultura romana antiga e no cristianismo emergente

FALCãO, Pedro. [et al.] - A «Fedra» de Séneca e a «Paixão de Santa Perpétua e de Santa Felicidade»: pensar o corpo na cultura romana antiga e no cristianismo emergente. Este é o meu corpo: para uma teologia da motricidade humana, 2023.
Artigo

Da paz dos deuses ao deus da guerra: o legado do mundo greco-romano

FALCãO, Pedro. [et al.] - Da paz dos deuses ao deus da guerra: o legado do mundo greco-romano. Itinerarium, 2023.
Outras

Epístolas

FALCãO, Pedro. [et al.] - Epístolas. , 2023.
Livro

Onde Morrem as Pedras (romance)

FALCãO, Pedro. [et al.] - Onde Morrem as Pedras (romance). Poética, 2023.
Outras

"Monólogo para Actriz e Quinteto de Cordas" (textos e encenação; com Catarina Wallenstein, Teatro Louletano)

FALCãO, Pedro. [et al.] - "Monólogo para Actriz e Quinteto de Cordas" (textos e encenação; com Catarina Wallenstein, Teatro Louletano). , 2022.
Outras

Etimologia

FALCãO, Pedro. [et al.] - Etimologia. Paulus : Paulinas : Edições Loyola, 2022.
Outras

Georges Edmond Raoul Dumézil

FALCãO, Pedro. [et al.] - Georges Edmond Raoul Dumézil. Paulus : Paulinas : Edições Loyola, 2022.
Outras

Odes e Epodos

FALCãO, Pedro. [et al.] - Odes e Epodos. , 2022.
Livro

Os Deuses da Resina (poesia)

FALCãO, Pedro. [et al.] - Os Deuses da Resina (poesia). Húmus, 2022.
Outras

Pai, a morte vem (Lectio XII)

FALCãO, Pedro. [et al.] - Pai, a morte vem (Lectio XII). , 2022.
Outras

«Mulieres – retratos sonoros e poéticos do feminino», com o Bando do Surunyo e Romi Soares (Festival de São Roque, Lisboa)

FALCãO, Pedro. [et al.] - «Mulieres – retratos sonoros e poéticos do feminino», com o Bando do Surunyo e Romi Soares (Festival de São Roque, Lisboa). , 2022.
Livro

17x6: Uma antologia do que que nunca poderia ter acontecido (poesia)

FALCãO, Pedro. [et al.] - 17x6: Uma antologia do que que nunca poderia ter acontecido (poesia). Blablalab, 2021.
Outras

Horácio, Odes

FALCãO, Pedro. [et al.] - Horácio, Odes. , 2021.
Outras

La poésie lyrique dans la cité antique: Les Odes d’Horace au miroir de la lyrique grecque archaïque

FALCãO, Pedro. [et al.] - La poésie lyrique dans la cité antique: Les Odes d’Horace au miroir de la lyrique grecque archaïque. , 2021.
Capítulo de Livro

O clímax enquanto ferramenta de análise literária: do entendimento retórico do termo à sua acepção contemporânea

FALCãO, Pedro. [et al.] - O clímax enquanto ferramenta de análise literária: do entendimento retórico do termo à sua acepção contemporânea. Retórica e Poética, 2021.
Artigo de opinião

A Vulgata e S. Jerónimo

FALCãO, Pedro. [et al.] - A Vulgata e S. Jerónimo. Terra Santa, 2020.
Capítulo de Livro

Horace’s Religion: a True Experience or an Augustan Artifice? The Ritual Dimension

FALCãO, Pedro. [et al.] - Horace’s Religion: a True Experience or an Augustan Artifice? The Ritual Dimension. Augustan Papers: New approaches to the Age of Augustus on the bimillennium of his death, 2020.
Outras

La morale de l’Amour dans les Odes d’Horace

FALCãO, Pedro. [et al.] - La morale de l’Amour dans les Odes d’Horace. Euphrosyne, 2020.
Outras

Bíblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos

FALCãO, Pedro, CARVALHO, José Carlos. [et al.] - Bíblia: Os Quatro Evangelhos e os Salmos. Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, 2019.
Capítulo de Livro

Um exercício do contemporâneo

FALCãO, Pedro. [et al.] - Um exercício do contemporâneo. Desporto, humanismo e tecnologia, 2019.
Capítulo de Livro

Um exercício do contemporâneo: breves apontamentos sobre o fenómeno desportivo romano

FALCãO, Pedro. [et al.] - Um exercício do contemporâneo: breves apontamentos sobre o fenómeno desportivo romano. Desporto, Humanismo e Tecnologia, 2019.
Capítulo de Livro

A palavra dita na cultura religiosa romana: o papel da tradição oral na perspetiva específica de uma História Comparada das Religiões

FALCãO, Pedro. [et al.] - A palavra dita na cultura religiosa romana: o papel da tradição oral na perspetiva específica de uma História Comparada das Religiões. História Antiga: Relações Interdisciplinares, 2018.
Capítulo de Livro

Capítulo conclusivo: humanização e cuidado. Da arte de cuidar

FALCãO, Pedro. [et al.] - Capítulo conclusivo: humanização e cuidado. Da arte de cuidar. Humanização e cuidado da arte de cuidar, 2018.
Livro

Os Poemas Fingidos (poesia)

FALCãO, Pedro. [et al.] - Os Poemas Fingidos (poesia). Enfermaria 6, 2018.
Artigo

Daimon como categoria relacional: um estudo etimológico

FALCãO, Pedro. [et al.] - Daimon como categoria relacional: um estudo etimológico. Didaskalia, 2017.
Outras

De Almeida Mota a Boccherini: As cartas do Quarteto Atégina (Casa de Mateus)

FALCãO, Pedro. [et al.] - De Almeida Mota a Boccherini: As cartas do Quarteto Atégina (Casa de Mateus). , 2017.
Outras

Horácio, Epístolas

FALCãO, Pedro. [et al.] - Horácio, Epístolas. , 2017.
Livro

Horácio, Epístolas, Lisboa: Cotovia

FALCãO, Pedro. - Horácio, Epístolas, Lisboa: Cotovia. , 2017.
Artigo

Kairos e chronos. Duas visões da língua grega sobre o tempo

FALCãO, Pedro. [et al.] - Kairos e chronos. Duas visões da língua grega sobre o tempo. Communio, 2017.
Capítulo de Livro

Para uma teologia das odes de Ricardo Reis

FALCãO, Pedro. - Para uma teologia das odes de Ricardo Reis. in C. Pimentel e P. Morão, "A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura" Lisboa, Centro dee Estudos Clássicos, Campo da Comunicação, 2017, 2017.
Capítulo de Livro

Quando regressam os deuses? Para uma teologia das odes de Ricardo Reis

FALCãO, Pedro. [et al.] - Quando regressam os deuses? Para uma teologia das odes de Ricardo Reis. A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura, 2017.
Outras

"A morte saiu das suas intermitências" (Teatro das Figuras)

FALCãO, Pedro. [et al.] - "A morte saiu das suas intermitências" (Teatro das Figuras). , 2016.
Outras

"Pontos de Fuga" (Casa de Mateus)

FALCãO, Pedro. [et al.] - "Pontos de Fuga" (Casa de Mateus). , 2016.
Capítulo de Livro

A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?

FALCãO, Pedro. [et al.] - A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?. Matrizes Clássicas da Literatura Portugues, 2014.
Livro

Palavras que falam por nós

FALCãO, Pedro. - Palavras que falam por nós. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

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Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Capítulo de Livro

“A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.

FALCãO, Pedro. - “A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?”, in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos (2014) pp. 301- 312.. , 2014.
Artigo

As primeiras comunidades cristãs vistas por um pagão: uma dissidência ou uma coincidência ritual?

FALCãO, Pedro. [et al.] - As primeiras comunidades cristãs vistas por um pagão: uma dissidência ou uma coincidência ritual?. Communio, 2013.
Outras

Banda sonora do documentário «A História de um Erro»

FALCãO, Pedro. [et al.] - Banda sonora do documentário «A História de um Erro». , 2013.
Artigo

O Culto dos Deuses no Tempo de Constantino: uma Breve Introdução à Religião Romana

FALCãO, Pedro. [et al.] - O Culto dos Deuses no Tempo de Constantino: uma Breve Introdução à Religião Romana. Itinerarium, 2013.
Artigo

“As primeiras comunidades cristãs vistas por uma pagão: uma dissidência ou uma coincidência ritual?”

FALCãO, Pedro. - “As primeiras comunidades cristãs vistas por uma pagão: uma dissidência ou uma coincidência ritual?”. Communio XXX (2013), n. 2, 155-167, 2013.
Artigo

“O Culto dos Deuses no Tempo de Constantino: uma Breve Introdução à Religião Romana”

FALCãO, Pedro. - “O Culto dos Deuses no Tempo de Constantino: uma Breve Introdução à Religião Romana”. Itinerarium LIX (2013), 229-241., 2013.
Capítulo de Livro

Horácio e Roma: uma Cidade e um Poeta em Constante Renovação

FALCãO, Pedro. [et al.] - Horácio e Roma: uma Cidade e um Poeta em Constante Renovação. O poeta e a cidade no mundo romano, 2012.
Capítulo de Livro

Horácio Revisitado: o Silêncio e a Música de Ricardo Reis

FALCãO, Pedro. [et al.] - Horácio Revisitado: o Silêncio e a Música de Ricardo Reis. A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (Re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade, 2012.
Outras

O Clímax nas Odes de Horácio: uma Análise Dinâmica

FALCãO, Pedro. - O Clímax nas Odes de Horácio: uma Análise Dinâmica. , 2012.
Capítulo de Livro

“Horácio e Roma: uma Cidade e um Poeta em Constante Renovação” in Maria Cristina de Sousa Pimentel, José Manuel Brandão e Paolo Fedeli (coord.), O Poeta e a Cidade no Mundo Romano, Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Uni...

FALCãO, Pedro. - “Horácio e Roma: uma Cidade e um Poeta em Constante Renovação” in Maria Cristina de Sousa Pimentel, José Manuel Brandão e Paolo Fedeli (coord.), O Poeta e a Cidade no Mundo Romano, Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Uni.... , 2012.
Artigo

“Horácio Revisitado: o Silêncio e a Música de Ricardo Reis” in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (Re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (2012), ...

FALCãO, Pedro. - “Horácio Revisitado: o Silêncio e a Música de Ricardo Reis” in Cristina Pimentel e Paula Mourão (coord.), A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (Re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (2012), .... , 2012.
Outras

“O Culto dos Deuses em Roma no tempo de Constantino”, Constantino (312-2012): O Império e a Cruz, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, 11 de Maio de 2012.

FALCãO, Pedro. - “O Culto dos Deuses em Roma no tempo de Constantino”, Constantino (312-2012): O Império e a Cruz, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, 11 de Maio de 2012.. , 2012.
Outras

“O que é ‘viver bem’? Uma viagem pelo mundo dos clássicos”, Conferências no Mosteiro, Mosteiro de Santa Maria em Lisboa, 10 de Novembro de 2012.

FALCãO, Pedro. - “O que é ‘viver bem’? Uma viagem pelo mundo dos clássicos”, Conferências no Mosteiro, Mosteiro de Santa Maria em Lisboa, 10 de Novembro de 2012.. , 2012.
Capítulo de Livro

A escada de Electra: de Sófocles a Richard Strauss

FALCãO, Pedro. [et al.] - A escada de Electra: de Sófocles a Richard Strauss. Memória & Sabedoria, 2011.
Artigo

“A escada de Electra: de Sófocles a Richard Strauss”, in Memória & Sabedoria, ed. José Pedro Serra, Helena Carvalhão Buescu, Ariadne Nunes e Rui Carlos Fonseca. Lisboa: Edições Húmus (2011), , 419‐432

FALCãO, Pedro. - “A escada de Electra: de Sófocles a Richard Strauss”, in Memória & Sabedoria, ed. José Pedro Serra, Helena Carvalhão Buescu, Ariadne Nunes e Rui Carlos Fonseca. Lisboa: Edições Húmus (2011), , 419‐432. , 2011.
Outras

“Sobre palavras velhas”, comunicação no contexto do ciclo de conferências “A Bíblia, Coisa Curiosa”, Casa Fernando Pessoa, 14 de Abril de 2011

FALCãO, Pedro. - “Sobre palavras velhas”, comunicação no contexto do ciclo de conferências “A Bíblia, Coisa Curiosa”, Casa Fernando Pessoa, 14 de Abril de 2011. , 2011.
Capítulo de Livro

5. “O ofício sagrado do poeta: a música de Horácio nos Jogos de Augusto”, in Maria Cristina de Sousa Pimentel e Nuno Simões Rodrigues (eds.), Sociedade e Poder no tempo de Ovídio, Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Univ...

FALCãO, Pedro. - 5. “O ofício sagrado do poeta: a música de Horácio nos Jogos de Augusto”, in Maria Cristina de Sousa Pimentel e Nuno Simões Rodrigues (eds.), Sociedade e Poder no tempo de Ovídio, Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Univ.... , 2010.
Capítulo de Livro

As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira

FALCãO, Pedro. [et al.] - As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira. Revisitar os Saberes: Referências clássicas na cultura portuguesa do Renascimento à Época Moderna, 2010.
Outras

Leccionou três sessões no âmbito da disciplina “Recepção dos Autores Clássicos na Literatura Portuguesa”, subordinado ao tema da recepção clássica em António Ferreira e em Ricardo Reis, no ano lectivo de 2009/2010, 2010/2011, 2012/2013 ...

FALCãO, Pedro. - Leccionou três sessões no âmbito da disciplina “Recepção dos Autores Clássicos na Literatura Portuguesa”, subordinado ao tema da recepção clássica em António Ferreira e em Ricardo Reis, no ano lectivo de 2009/2010, 2010/2011, 2012/2013 .... , 2010.
Outras

Leccionou uma sessão subordinada à recepção do mito de Alceste na Música Ocidental, no âmbito do Curso de Verão intitulado Textos e Mitos da Antiguidade Clássica: Ecos de uma Herança Cultural, organizado pelo Departamento de Estudos Clássic...

FALCãO, Pedro. - Leccionou uma sessão subordinada à recepção do mito de Alceste na Música Ocidental, no âmbito do Curso de Verão intitulado Textos e Mitos da Antiguidade Clássica: Ecos de uma Herança Cultural, organizado pelo Departamento de Estudos Clássic.... , 2010.
Capítulo de Livro

O ofício sagrado do poeta: a música de Horácio nos Jogos de Augusto

FALCãO, Pedro. [et al.] - O ofício sagrado do poeta: a música de Horácio nos Jogos de Augusto. Sociedade e poder no tempo de ovídio, 2010.
Capítulo de Livro

“As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira”, in Inês de Ornellas e Castro e Vanda Anastácio (eds.), Revisitar os Saberes: Referências clássicas na cultura portuguesa do Rena...

FALCãO, Pedro. - “As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira”, in Inês de Ornellas e Castro e Vanda Anastácio (eds.), Revisitar os Saberes: Referências clássicas na cultura portuguesa do Rena.... , 2010.
Outras

"A Electra de Strauss: Sófocles na memória de Hoffmanstahl", Memória e Sabedoria, (Centro de Estudos Comparatistas e Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 10 a 12 de Dezembro de 2009).

FALCãO, Pedro. - "A Electra de Strauss: Sófocles na memória de Hoffmanstahl", Memória e Sabedoria, (Centro de Estudos Comparatistas e Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 10 a 12 de Dezembro de 2009).. , 2009.
Outras

“As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira”, Revisitar os Saberes: Referências clássicas na cultura portuguesa do Renascimento à Época Moderna (Faculdade de Letras da Univer...

FALCãO, Pedro. - “As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira”, Revisitar os Saberes: Referências clássicas na cultura portuguesa do Renascimento à Época Moderna (Faculdade de Letras da Univer.... , 2009.
Artigo de opinião

Aristóteles Lusitano: Traduzindo para a Posteridade

FALCãO, Pedro. [et al.] - Aristóteles Lusitano: Traduzindo para a Posteridade. Revista Portuguesa de Filosofia, 2008.
Livro

Do Princípio (poesia)

FALCãO, Pedro. [et al.] - Do Princípio (poesia). Cotovia, 2008.
Outras

Horácio, Odes

FALCãO, Pedro. [et al.] - Horácio, Odes. , 2008.
Outras

Leccionou duas sessões de Latim Litúrgico na LVII Semana de Estudos Gregorianos, que teve lugar em Lamego, de 23 a 31 de Agosto de 2008, a convite do Centro Ward de Lisboa.

FALCãO, Pedro. - Leccionou duas sessões de Latim Litúrgico na LVII Semana de Estudos Gregorianos, que teve lugar em Lamego, de 23 a 31 de Agosto de 2008, a convite do Centro Ward de Lisboa.. , 2008.
Artigo

“Aristóteles Lusitano: Traduzindo para a Posteridade”

FALCãO, Pedro. - “Aristóteles Lusitano: Traduzindo para a Posteridade”. , Revista Portuguesa de Filosofia 64, Fasc. 1 (2008), pp. 643-647., 2008.
Outras

Leccionou um Curso Livre intitulado “A Língua Latina na Música Sacra”, em dez sessões, que teve lugar de 19 de Fevereiro a 23 de Abril de 2007 no Palácio da Independência, a convite do Centro Cultural Pedro Hispano.

FALCãO, Pedro. - Leccionou um Curso Livre intitulado “A Língua Latina na Música Sacra”, em dez sessões, que teve lugar de 19 de Fevereiro a 23 de Abril de 2007 no Palácio da Independência, a convite do Centro Cultural Pedro Hispano.. , 2007.
Capítulo de Livro

O "pyr" de Aquiles e de Heitor: Unidade versus Dissemelhança

FALCãO, Pedro. [et al.] - O "pyr" de Aquiles e de Heitor: Unidade versus Dissemelhança. Otium et Negotium: Antíteses na Antiguidade, 2007.
Capítulo de Livro

“O ΠΥΡ de Aquiles e de Heitor: Unidade versus Dissemelhança”, in Adriana Freire Nogueira (ed.), Otium et Negotium: Antíteses na Antiguidade, Lisboa, Vega (2007), pp. 93-100.

FALCãO, Pedro. - “O ΠΥΡ de Aquiles e de Heitor: Unidade versus Dissemelhança”, in Adriana Freire Nogueira (ed.), Otium et Negotium: Antíteses na Antiguidade, Lisboa, Vega (2007), pp. 93-100.. , 2007.
Capítulo de Livro

A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck

FALCãO, Pedro. [et al.] - A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck. A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, 2006.
Capítulo de Livro

Da feliz incoerência de um poeta: Horácio, entre a razão, o amor e a imortalidade

FALCãO, Pedro. [et al.] - Da feliz incoerência de um poeta: Horácio, entre a razão, o amor e a imortalidade. Derivas: Conferências do Departamento de Línguas e Culturas, 2006.
Outras

Da noite de Tarento à Luz de um Cântico: o Carmen Saeculare de Horácio, música de um ritual

FALCãO, Pedro. - Da noite de Tarento à Luz de um Cântico: o Carmen Saeculare de Horácio, música de um ritual. , 2006.
Capítulo de Livro

Passado e Presente: Ístmica I

FALCãO, Pedro. [et al.] - Passado e Presente: Ístmica I. Ensaios sobre Píndaro, 2006.
Artigo

Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice

FALCãO, Pedro. [et al.] - Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice. Euphrosyne, 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

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Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

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Artigo

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Artigo

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Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

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Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

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Artigo

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Artigo

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Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

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Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

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Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Artigo

“A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?...

FALCãO, Pedro. - “A ópera de um mito: Orfeu e Eurídice na obra de Monteverdi e Gluck”, in Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado (eds.), A Antiguidade Clássica e nós: Herança e Identidade Cultural, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Human?.... , 2006.
Outras

“Da feliz incoerência de um poeta: Horácio, entre a razão e o amor”, comunicação apresentada no dia 27 de Outubro de 2006 na Universidade de Aveiro, a convite do Departamento de Línguas e Culturas.

FALCãO, Pedro. - “Da feliz incoerência de um poeta: Horácio, entre a razão e o amor”, comunicação apresentada no dia 27 de Outubro de 2006 na Universidade de Aveiro, a convite do Departamento de Línguas e Culturas.. , 2006.
Capítulo de Livro

“Da feliz incoerência de um poeta: Horácio, entre a razão, o amor e a imortalidade”, in António Manuel Ferreira e Paulo Alexandre Pereira (eds.), Derivas: Conferências do Departamento de Línguas e Culturas, Aveiro, Universidade de Aveiro (2...

FALCãO, Pedro. - “Da feliz incoerência de um poeta: Horácio, entre a razão, o amor e a imortalidade”, in António Manuel Ferreira e Paulo Alexandre Pereira (eds.), Derivas: Conferências do Departamento de Línguas e Culturas, Aveiro, Universidade de Aveiro (2.... , 2006.
Artigo

“Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice”

FALCãO, Pedro. - “Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice”. Euphrosyne 34 (2006), pp. 279-288., 2006.
Capítulo de Livro

Bibliografia Fundamental

FALCãO, Pedro. [et al.] - Bibliografia Fundamental. Obras Completas de Aristóteles: Introdução Geral, 2005.
Capítulo de Livro

God and the Movens Immobile in the Book ¿ of Aristotle's Metaphysics

FALCãO, Pedro. [et al.] - God and the Movens Immobile in the Book ¿ of Aristotle's Metaphysics. First World Olympic Congress of Philosophy: Philosophy, Competition and the Good Life, 2005.
Artigo

O deus e Movens Immobile no Livro ¿ da Metafísica de Aristóteles

FALCãO, Pedro. [et al.] - O deus e Movens Immobile no Livro ¿ da Metafísica de Aristóteles. Philosophica, 2005.
Capítulo de Livro

“Bibliografia Fundamental”, estabelecida em colaboração com António Pedro Mesquita e Mariana Costa Matias,

FALCãO, Pedro. - “Bibliografia Fundamental”, estabelecida em colaboração com António Pedro Mesquita e Mariana Costa Matias,. in António Pedro Mesquita, Obras Completas de Aristóteles: Introdução Geral, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda (2005), Vol. I, Tomo I, págs. 611-689., 2005.
Artigo

“God and the Movens Immobile in the Book Λ of Aristotle’s Metaphysics”, in Konstantine Boudouris e Kostas Kalimtzis (eds.), First World Olympic Congress of Philosophy: Philosophy, Competition and the Good Life, Athens, Ionia Publications (2005...

FALCãO, Pedro. - “God and the Movens Immobile in the Book Λ of Aristotle’s Metaphysics”, in Konstantine Boudouris e Kostas Kalimtzis (eds.), First World Olympic Congress of Philosophy: Philosophy, Competition and the Good Life, Athens, Ionia Publications (2005.... , 2005.
Artigo

“O deus e Movens Immobile no Livro Λ da Metafísica de Aristóteles”

FALCãO, Pedro. - “O deus e Movens Immobile no Livro Λ da Metafísica de Aristóteles”. Philosophica 26 (2005), pp. 81-97., 2005.
Outras

“Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice”, O Feminino na Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 28 de Fevereiro de 2005).

FALCãO, Pedro. - “Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice”, O Feminino na Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 28 de Fevereiro de 2005).. , 2005.
Outras

Cícero, Da Natureza dos Deuses

FALCãO, Pedro. [et al.] - Cícero, Da Natureza dos Deuses. , 2004.
Artigo

O deus em Heraclito ou dos deuses ao deus

FALCãO, Pedro. [et al.] - O deus em Heraclito ou dos deuses ao deus. Philosophica, 2004.
Outras

“God and the Movens Immobile in the Book Λ of Aristole’s Metaphysics”, The First World Olympic Congress of Philosophy (Atenas, 27 de Junho a 4 de Julho de 2004)

FALCãO, Pedro. - “God and the Movens Immobile in the Book Λ of Aristole’s Metaphysics”, The First World Olympic Congress of Philosophy (Atenas, 27 de Junho a 4 de Julho de 2004). , 2004.
Artigo

“O deus em Heraclito ou dos deuses ao deus”

FALCãO, Pedro. - “O deus em Heraclito ou dos deuses ao deus”. Philosophica 23 (2004), pp. 53-67., 2004.
Outras

“O Mito de Orfeu e Eurídice”, comunicação apresentada em 22 de Outubro de 2004, a convite da Biblioteca Escolar / CRE, na Escola Secundária Gama Barros.

FALCãO, Pedro. - “O Mito de Orfeu e Eurídice”, comunicação apresentada em 22 de Outubro de 2004, a convite da Biblioteca Escolar / CRE, na Escola Secundária Gama Barros.. , 2004.
Outras

“O ΠΥΡ de Aquiles e de Heitor: Unidade versus Dissemelhança”, OTIUM ET NEGOTIUM: As Antíteses na Antiguidade Clássica (Universidade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, de 6 a 8 de Outubro de 2004).

FALCãO, Pedro. - “O ΠΥΡ de Aquiles e de Heitor: Unidade versus Dissemelhança”, OTIUM ET NEGOTIUM: As Antíteses na Antiguidade Clássica (Universidade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, de 6 a 8 de Outubro de 2004).. , 2004.
Outras

“O Poeta Orfeu e os Poetas a Orfeu”, comunicação apresentada em 30 de Maio de 2003 na Escola Secundária da Ramada.

FALCãO, Pedro. - “O Poeta Orfeu e os Poetas a Orfeu”, comunicação apresentada em 30 de Maio de 2003 na Escola Secundária da Ramada.. , 2003.
Capítulo de Livro

“Passado e Presente: Ístmica I”

FALCãO, Pedro. - “Passado e Presente: Ístmica I”. , in Frederico Lourenço (ed.), Ensaios sobre Píndaro, Lisboa, Cotovia (2006), pp. 185-196.