Press News & Events

Porto: Faleceu o biblista José Carlos Carvalho

Quarta-feira, Maio 22, 2024 - 10:23
Ecclesia

Porto, 20 mai 2024 (Ecclesia) – O biblista e professor da Universidade Católica Portuguesa – polo do Porto, José Carlos Carvalho, faleceu esta segunda-feira (20 de maio) com 55 anos e o seu funeral será dia 22 deste mês, às 16h00, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja do Marquês) presidido por D. Pio Alves de Sousa.

José Carlos Carvalho era professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da UCP Porto e o seu percurso de formação passou pela UCP, Roma e Jerusalém.

Para além de professor, José Carlos Carvalho era vice-presidente e sócio fundador da Associação Bíblica Portuguesa.

“Mesmo nos últimos tempos, quando já as forças lhe faltavam e as dores se tornavam insuportáveis, quis permanecer presença assídua e colaborante nos trabalhos de tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa”, o escreveu o padre Mário Sousa, presidente da referida associação.

José Carlos Carvalho era doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa com a tese: «Experiência e Resistência em tempos de desencanto – estudo bíblico-teológico da simbólica babilónica de Ap 18».

José carlos Carvalho foi lembrado na missa dos bispos de Portugal na Basílica de São Paulo (Roma), que estão em Visita Ad Límina,  como “formador de muitos presbíteros de Portugal” e “animador, como conferencista, de muitas comunidades paroquiais”

No Natal de 2022, o biblista concedeu uma entrevista ao Programa ECCLESIA onde fala dos detalhes da narrativa sobre o nascimento de Jesus, nos dois capítulos dos evangelistas Mateus e Lucas, colocando em destaque a riqueza de “textos muito sóbrios”.

LFS

Ver artigo