Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen
Este programa de formação desenha-se a partir de um eixo central constituído por uma aproximação ao 50º aniversário do «25 de Abril de 1974». O título da formação transporta o fragmento de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, que, com ressonâncias bíblicas, evoca Revolução dos Cravos: «Esta é a madrugada que eu esperava / O dia inicial inteiro e limpo / Onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo». Não se trata tanto de revisitar a historiografia do acontecimento. Trata-se antes de construir vias pedagógicas para uma abordagem construtiva a essa memória coletiva.
Constantemente as sociedades tomam decisões que promovem o esquecimento ou recolhem o que querem rememorar. Para a cultura da Escola, importa encontrar nessa memória uma âncora para compreender os valores em jogo, hoje, e projetar o futuro. As referências comunitárias a acontecimentos memoráveis, longe de serem um arquivo do passado, constituem-se como um saber para o presente (Detienne). Essa aproximação permite ultrapassar a cultura de sincronicidade que afeta hoje o universo dos adolescentes (Debray), inscrevendo a construção da sua identidade num tempo narrado (Ricœur). Nesse sentido, aprendemos com Halbwachs que a memória viva das comunidades se constrói a partir dos quadros que informam o seu presente.
Assim, esta formação visa proporcionar aos docentes de EMRC um contexto favorável ao aprofundamento do seu papel enquanto mediadores neste processo de transmissão cultural, no qual a escola toma parte, fazendo da «memória de Abril» um lugar privilegiado para pensar o que é educar para ser livre.
Destinatários
- Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupo 290)
A ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira dos Professores do Grupo 290.
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122060/23.
Local, Duração e Calendário
Sala virtual (colibri.zoom), Faculdade de Teologia (UCP)
15h online síncronas; 10h assíncronas
6 FEV – 12 MAR | 2024
18h30-21h30
Cronograma das sessões síncronas
Calendário | Tópicos | Formadores |
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06 FEV: 18h30-21h30 |
Tópico 1. Perspetivas teológicas sobre a liberdade humana |
Isabel Varanda Alex Villas Boas |
20 FEV: 18h30-21h30 |
Tópico 2. Laboratório I: Textos clássicos cristãos |
José Carlos Carvalho Isidro Lamelas |
27 FEV: 18h30-21h30 05 MAR: 18h30-21h30 |
Tópico 3. Laboratório II: A «memória de Abril» |
Alfredo Teixeira Investigadores convidados: Paulo Fontes, Nuno Estêvão, Rita Mendonça Leite, Inês Espada Vieira |
12 MAR: 18h30-21h30 |
Tópico 4. Educar para a ser livre: o contributo de EMRC |
António Filipe Barbosa |
Trabalho autónomo orientado |
Tópico transversal de integração: Desenvolvimento curricular e criação de recursos pedagógicos |
Carlos Moreira, Juan Ambrosio |
Inscrições
3 a 10 de janeiro de 2024
A formação acreditada para o Grupo 290, tem 60 vagas disponíveis.
Taxas
25€
A sustentabilidade do curso de formação é garantida pelo apoio da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã
Parceiros científicos
- Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR)
- Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP-CITER)