Curso de formação contínua de professores - «Livres habitamos a substância do tempo»: religião, educação e liberdade

Descrição do Programa

Curso de Formação Contínua de Professores “«Livres habitamos a substância do tempo»: religião, educação e Liberdade”

                  Esta é a madrugada que eu esperava
                  O dia inicial inteiro e limpo
                  Onde emergimos da noite e do silêncio
                  E livres habitamos a substância do tempo

                              Sophia de Mello Breyner Andresen


Este programa de formação desenha-se a partir de um eixo central constituído por uma aproximação ao 50º aniversário do «25 de Abril de 1974». O título da formação transporta o fragmento de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, que, com ressonâncias bíblicas, evoca Revolução dos Cravos: «Esta é a madrugada que eu esperava / O dia inicial inteiro e limpo / Onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo». Não se trata tanto de revisitar a historiografia do acontecimento. Trata-se antes de construir vias pedagógicas para uma abordagem construtiva a essa memória coletiva.

Constantemente as sociedades tomam decisões que promovem o esquecimento ou recolhem o que querem rememorar. Para a cultura da Escola, importa encontrar nessa memória uma âncora para compreender os valores em jogo, hoje, e projetar o futuro. As referências comunitárias a acontecimentos memoráveis, longe de serem um arquivo do passado, constituem-se como um saber para o presente (Detienne). Essa aproximação permite ultrapassar a cultura de sincronicidade que afeta hoje o universo dos adolescentes (Debray), inscrevendo a construção da sua identidade num tempo narrado (Ricœur). Nesse sentido, aprendemos com Halbwachs que a memória viva das comunidades se constrói a partir dos quadros que informam o seu presente.

Assim, esta formação visa proporcionar aos docentes de EMRC um contexto favorável ao aprofundamento do seu papel enquanto mediadores neste processo de transmissão cultural, no qual a escola toma parte, fazendo da «memória de Abril» um lugar privilegiado para pensar o que é educar para ser livre.

cartaz


Destinatários

  • Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupo 290)
    A ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira dos Professores do Grupo 290.
    Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122060/23.

Local, Duração e Calendário

Sala virtual (colibri.zoom), Faculdade de Teologia (UCP)
15h online síncronas; 10h assíncronas
6 FEV – 12 MAR | 2024
18h30-21h30


Cronograma das sessões síncronas

Calendário Tópicos Formadores

06 FEV: 18h30-21h30

Tópico 1. Perspetivas teológicas sobre a liberdade humana

Isabel Varanda

Alex Villas Boas

20 FEV: 18h30-21h30

Tópico 2. Laboratório I: Textos clássicos cristãos

José Carlos Carvalho

Isidro Lamelas

27 FEV: 18h30-21h30

05 MAR: 18h30-21h30

Tópico 3. Laboratório II: A «memória de Abril»

Alfredo Teixeira

Investigadores convidados: Paulo Fontes, Nuno Estêvão, Rita Mendonça Leite, Inês Espada Vieira

12 MAR: 18h30-21h30

Tópico 4. Educar para a ser livre: o contributo de EMRC

António Filipe Barbosa

Trabalho autónomo orientado

Tópico transversal de integração: Desenvolvimento curricular e criação de recursos pedagógicos

Carlos Moreira, Juan Ambrosio


Inscrições

3 a 10 de janeiro de 2024

A formação acreditada para o Grupo 290, tem 60 vagas disponíveis.


Taxas

25€

A sustentabilidade do curso de formação é garantida pelo apoio da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã


Parceiros científicos

  • Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR)
  • Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP-CITER)

Contactos

Formação Avançada

Secretariado
Horário: 2ª a 6ª, 14h30-17h
E-mail: secretariado.religare.ft@ucp.pt
Tel.: 253 206 102
Susana Abreu