Notícias de Imprensa e Eventos

Morreu ex-directora da Faculdade de Teologia, a primeira mulher no cargo

Quinta-feira, Dezembro 4, 2025 - 16:45
Publicação
7Margens Online

Fonte: 7Margens Online Autor: António Marujo 

Ana Maria Jorge, a primeira mulher e a primeira leiga a dirigir a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP), morreu nesta segunda-feira, 2 de Dezembro, sete anos depois de ter sido escolhida para aquele cargo, em Novembro de 2018, exercendo-o até ao início deste ano. Foi ela que substituiu José Tolentino Mendonça, que meses antes tinha sido nomeado bispo e chamado pelo Papa Francisco para a direcção do Arquivo e Biblioteca do Vaticano.

O Patriarcado de Lisboa reagiu “com profunda consternação”, a Faculdade de Teologia com “profunda tristeza” à notícia. “A sua partida deixa um vazio sentido na nossa comunidade académica e eclesial, em todos quantos com ela estudaram, trabalharam e caminharam ao serviço da missão universitária da Igreja”, diz o comunicado da FT, a propósito da morte da ex-directora.

“Figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa”, diz o comunicado do Patriarcado, que acrescenta, sobre o perfil de Ana Maria Jorge: “Auxiliar do Apostolado, foi um testemunho eloquente do compromisso laical com a vida e missão da Igreja” Católica.

Nascida em Julho de 1962 no Vimeiro (Lourinhã), Ana Maria Jorge licenciou-se em História. Doutorou-se depois em 1998 em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, com uma tese sobre “O episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade Tardia”.

Professora nas áreas de História da Igreja e História do Cristianismo, foi vice-directora da Faculdade de Teologia durante o mandato do actual cardeal Tolentino. Antes, foi vogal (1995-2001), directora-adjunta (2001-06) e directora (2007-2010) do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR). Nesta instituição, de acordo com o comunicado do Centro, participou e coordenou diversos projectos, entre os quais a História Religiosa de Portugal e o respectivo Dicionário. Dirigiu também o mestrado de Estudos da Religião e a revista Lusitania Sacra.

ver artigo completo