Notícias de Imprensa e Eventos

Igreja/Universidade: Patriarca de Lisboa lamenta «ausência da teologia no espaço público»

Terça-feira, Setembro 16, 2025 - 17:07
Publicação
Ecclesia

Fonte: Agência Ecclesia. Autor: Octávio Carmo 

Tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Teologia da UCP deixa apelos ao diálogo entre áreas do conhecimento

Lisboa, 16 set 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa disse hoje, na sede da Universidade Católica Portuguesa (UCP), estar preocupado com a “ausência da teologia no espaço público”.

D. Rui Valério falava na tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Teologia da UCP, padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, no edifício da Reitoria, em Lisboa, dando como exemplo da falta de discurso teológico a recente tragédia do Elevador da Glória, na capital portuguesa.

“Senti a ausência da teologia em relação a um drama que tanto envolve a dimensão essencial do ser humano. Vida, morte, sofrimento”, indicou o também magno chanceler da UCP.

Alertando para uma “superficialidade cultural”, o patriarca de Lisboa sustentou que “a teologia tem a responsabilidade de abrir horizontes de ética, obviamente, de despertar a sociedade para a profundidade, para ir mais a fundo do que o vapor ou a bruma dos dias.

D. Rui Valério destacou o valor da teologia, enquanto ciência, e pediu que a mesma promova uma dimensão “sapiencial”.

[...]

O novo diretor indicou que esta faculdade tem como razão de ser “servir a comunidade eclesial, a Academia e a sociedade”.

“À Igreja oferecemos um pensamento crente, fiel à tradição e atento ao discernimento dos sinais dos tempos, orientados para uma formação teológica rigorosa e contínua, pelo incremento da literacia teológica do povo de Deus e pela promoção da aprendizagem ao longo da vida”, declarou.

[...]

ver artigo completo