Mensagem

Bem-vindos ao site da Faculdade de Teologia!

A tradição dos estudos teológicos é, pelo menos, tão antiga, como a história das universidades. Da alta idade média à época contemporânea várias figuras e iniciativas atestam esta área de estudos em desenvolvimento. Entre tempos de afirmação e resistência, várias cidades do país viram nascer ao longo do século XX os seus centros de cultura teológica. É neste contexto de vitalidade e procura que, a 4 de novembro de 1968, foi criada, em Lisboa, pela Conferência Episcopal Portuguesa a Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

Com o desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Teologia estende-se, em 1987, a Braga e ao Porto, graças ao contexto favorável do ensino da teologia ali desenvolvido respetivamente pelo Instituto Superior de Teologia, de Braga e pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas, do Porto. A partir de 1987, a estrutura nacional da Faculdade de Teologia aprovada pela Congregação para a Educação Católica, garante-lhe uma presença alargada no âmbito da Universidade Católica Portuguesa. Este foi um momento decisivo no desenvolvimento dos estudos teológicos, marcando a sua relação e serviço à comunidade.

O papel arquitetural que a Teologia desempenhou no seio da história multissecular das universidades constitui permanentemente um desafio e responsabiliza-nos a todos. O papel central da Teologia no universo dos saberes merece ser redescoberto e reforçado. Mais do que nunca ele deve ser alicerçado na formação, na investigação e no serviço à comunidade. Nos nossos dias, abrem-se horizontes de novas possibilidades de diálogo com a cultura contemporânea, horizontes de uma renovada legitimidade epistemológica. A Faculdade de Teologia participa, por isso, na construção da sociedade e da Igreja através da sua oferta formativa graduada (licenciaturas, mestrados, doutoramento e pós-doutoramento), bem como da sua oferta formativa não conferente de grau (cursos de média e curta duração), da investigação que desenvolve, das redes de saber que constrói. O debate com outras ciências e a sua integração em plataformas de colaboração, bem como a inscrição da Faculdade em redes de investigação desafiam e completam a sua missão.

A missão da Faculdade, na complementaridade das suas áreas (bíblica, sistemática, histórica, espiritual e pastoral), congrega-nos hoje mais do que nunca, desafia-nos sempre de novo e leva-nos mais longe. A Faculdade de Teologia visa ser «uma espécie de providencial laboratório cultural onde a Igreja se exercita na interpretação performativa da realidade que brota do evento de Jesus Cristo e se nutre dos dons da Sabedoria e da Ciência, com que o Espírito Santo enriquece de várias formas o Povo de Deus: desde o sensus fidei fidelium ao magistério dos Pastores, desde o carisma dos profetas ao dos doutores e teólogos» (Veritatis Gaudium, 3).

Certos de que a Teologia amplia o presente, queremos ser uma oferta educativa e qualificada do saber teológico a percorrer os caminhos sempre novos de uma visão humanista do conhecimento.

A Faculdade de Teologia, presente em Braga, Lisboa e Porto, está à mão! Boa descoberta!

                                       A Direção da Faculdade