Curso de formação contínua de professores - O Papa Francisco, a questão moral e o espaço público global

Descrição do Programa

2024-04-10 a 05-15 Curso de Formação Contínua de Professores O Papa Francisco - banner

Encontramo-nos mais sozinhos do que nunca neste mundo massificado, que privilegia os interesses individuais e debilita a dimensão comunitária da existência. Em contrapartida, aumentam os mercados, onde as pessoas desempenham funções de consumidores ou de espectadores. O avanço deste globalismo favorece normalmente a identidade dos mais fortes que se protegem a si mesmos, mas procura dissolver as identidades das regiões mais frágeis e pobres, tornando-as mais vulneráveis e dependentes

(Francisco, Fratelli tutti, 12)


Os estudos mostram que as gerações mais recentes apresentam uma vincada resistência a propostas morais construídas sob o signo da autoridade ou desenhadas como pura heteronomia imposta ao mundo da vida. No entanto, não deixam de ser sensíveis ao questionamento moral, sobretudo quando ele se encontra com as suas trajetórias ou implica uma ideia de futuro. Os diagnósticos têm sido diversificados: o «crepúsculo do dever» (Lipovetsky), a «anarquia dos valores» (Valadier), ou a «moral sem ética» (Bauman). No entanto, o atual despertar das mais jovens gerações para o cuidado da «casa comum» revaloriza a necessidade de aprofundar os fundamentos da decisão moral em ordem a uma ética da responsabilidade, tendo em conta os novos espaços de cidadania global. No quadro do Currículo e das Aprendizagens Essenciais de EMRC, a memória e a mundividência cristãs descobrem-se como um contributo decisivo para uma educação de sujeitos competentes para agir na nova ordem de cidadania global. Assim, a descoberta do Papa Francisco, não só como aquele que preside à comunhão católica, mas também como um importante ator no espaço público global, cria oportunidades para recolocar a centralidade da questão moral nas diferentes escalas em que se constroem os quotidianos contemporâneos.

cartaz


Destinatários

  • Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupo 290);
    A ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira dos Professores do Grupo 290;
    Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123365/24.
     

Local, Duração e Calendário

Sala virtual (colibri.zoom), Faculdade de Teologia (UCP)
15h online síncronas; 10h assíncronas
17 ABR – 22 MAI | 2024
18h30-21h30
 


Cronograma

Calendário Formadores

Sessões síncronas

Trabalho assíncrono

17 ABR
- Tópico 1
18h30-20h00

- Tópico 2
20h00-21h30



Alfredo Teixeira


José Manuel Pereira de Almeida

 

1h30


1h30

 

24 ABR
- Tópico 2
18h30-21h30



José Manuel Pereira de Almeida

 

3h00

 

08 MAI
- Tópico 2
18h30-21h30



José Manuel Pereira de Almeida

 

3h00

 

15 MAI
- Tópico 2
18h30-20h00

- Tópico 3
20h00-21h30



José Manuel Pereira de Almeida

Carlos Moreira

 

1h30


1h30

 

22 MAI
- Tópico 3
18h30-20h00
20h00-21h30



Juan Ambrosio
António Oliveira

 

1h30
1h30

 

- Tópico 4
(Atividades de integração e projeção)

António Oliveira
Carlos Moreira
Juan Ambrosio

  10h

        > Consultar tópicos temáticos
 


Inscrições

20 a 24 de março de 2024

A formação acreditada para o Grupo 290, tem 60 vagas disponíveis.
 


Taxas

25€
A sustentabilidade do curso de formação é garantida pelo apoio da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã.

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