Doutor em Filosofia, Estudos da Religião, pela Universität Tübingen e Mestre em Estudos de Religião, Filosofia e Filologia Portuguesa pela Freie Universität Berlin.

Foi professor visitante na Kulturwissenschaftliche Fakultät, Universität Bayreuth, e na Universität Göttingen, na Alemanha. É professor de alemão no Goethe-Institut.

Os principais interesses de Investigação são Modernismo/Modernização/Modernidade (transnational modernist studies); Literatura Europeia (particularmente sec. XIX e XX); Estudos de Religião (Religião/Literatura; História Religiosa Europeia, Sociologia de Religião); História de Filosofia e Teorias de Estudos de Cultura (particularmente new historicism; cultural history).

É investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa (CITER – UCP) onde desempenhou funções de Coordenador Executivo; e investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da mesma Universidade.

É membro do Conselho Editorial da revista Pessoa Plural e Coordenador da Edição Completa alemã da obra de Fernando Pessoa (Fischer-Verlag).