O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular

FORMULÁRIO ONLINE

Duração: 6 de novembro a 4 de dezembro 2021

Metodologia: b-learning

As sessões presenciais decorrerão nas instalações da Universidade Católica no Porto (sala a anunciar).

Program Description

A Formação Contínua de Professores procura responder, também e sobretudo, às necessidades sentidas pelos profissionais da Educação face a uma sociedade em permanente e rápida mudança, por forma a descobrir novos enquadramentos teórico-práticos, novas ferramentas de trabalho (tecnologias, linguagens, etc.) e novas respostas aos desafios que a Educação do século XXI comporta.

Assim para os Professores de EMRC, disciplina para a qual escasseia oferta de formação especializada na área do Currículo e do Desenvolvimento Curricular. Campos do saber próprio das Ciências da Educação tantas vezes esquecidos ou secundarizados.

Daí a necessidade de aprofundar a reflexão curricular dos Professores de EMRC de modo a enfrentar e ousar superar alguns desafios postos aos professores no terreno concreto do seu saber e agir: clarificar a intencionalidade curricular de EMRC, articular a identidade confessional com a aconfessionalidade do Sistema Educativo, dirimir equívocos entre EMRC, Catequese e Pastoral Escolar, sustentar curricularmente a relevância pessoal e social do programa de EMRC do 7º Ano e afinar as perceções sobre a cultura profissional dos docentes desta Disciplina.

Docente: Francisco António Almeida Guimarães

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira.
Nº de horas acreditadas: 25
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111409/21