Na morte de Manuel de Pinho Ferreira (1939-2023)

Tuesday, September 5, 2023 - 09:31

Acaba de nos chegar a notícia da morte de Manuel de Pinho Ferreira, que serviu o Centro Regional do Porto como docente entre 1987 e 2014. Foi professor de Direito Canónico na Faculdade de Teologia, estendendo a sua docência à Escola de Direito. Desempenhou também funções de assessoria da Direção da Faculdade durante diversos mandatos.

Manuel de Pinho Ferreira nasceu em Santiago de Beduído, Aveiro. Formou-se no Seminário local, sendo ordenado sacerdote em 1963. Posteriormente, cursou direito canónico na Universidade Gregoriana de Roma, tendo-se doutorado na Universidade Pontifícia de Salamanca, com um trabalho sobre “A Igreja e o Estado Novo, na obra de D. António ferreira Gomes”.

Homem de variados interesses e grande cultor de amizades, é recordado como pedagogo dedicado e inteligente por muitas gerações de discentes. A sua investigação na área do direito testemunha uma grande competência para enraizar a norma jurídica no seu fundamento numa ontologia da graça e num horizonte fundadamente humanista, com um grande sentido prudencial em que a aplicação da lei visa a reabilitação do tecido relacional entre os seres humanos.

Agradecemos o longo serviço do Professor Pinho Ferreira e oramos com ele na “communio sanctorum” em que deu entrada definitiva.