Formação Avançada em Ética no Desporto

Descrição do Programa

2023 - Formação Avançada em Ética no Desporto teaser2

A Portugal Football School da Federação Portuguesa de Futebol e a Cátedra Manuel Sérgio - Desporto, Ética e Transcendência, da Faculdade de Teologia (Universidade Católica Portuguesa), promovem este programa de Formação Avançada em Ética no Desporto, visando a disseminação de conhecimento especializado junto de agentes que atuam nos domínios da cultura, da prática e do dirigismo desportivos.

O programa de formação avançada permitirá aos participantes a aquisição de competências interpretativas e deliberativas no domínio da tomada de decisão ética no desporto, desde os seus fundamentos à sua aplicabilidade. Serão objeto de reflexão e discussão as principais questões associadas ao desporto que exigem uma ponderação ética: desporto e valores socais, a ética do jogo, competição, fair play e cooperação desportiva, performance e cuidado de si, questões de género e equidade racial e social, integridade desportiva (substâncias dopantes, match-fixing, corrupção no desporto, etc.).

O programa de formação avançada está organizado em unidades temáticas, cada uma visando uma área particular:

1. Fundamentos da ética (3h)
    Jerónimo Trigo (FT)
  2. Ética, desporto e sociedade (3h)
    Alfredo Teixeira (FT), João Eleutério (FT)
  3. Ética aplicada ao desporto (3h)
    Alexandre Palma (FT), José Lima (IPDJ)
  4. Ética, saúde e desempenho desportivo (3h)
    Joana Araújo (FPF)
    5. Ética desportiva e direito (3h)
    José Meirim (FPF, UCP)
    6. Modelos de deliberação ética (3h)