Curso Livre «As Narrativas Bíblicas de Criação. Gn 1-11»

Candidaturas de 3 janeiro a 2 fevereiro 2022
Fevereiro a Junho de 2022
Edição Online, via Zoom

Contacts

Extensão Universitária

Secretariado
E-mail: extuniv.ft@ucp.pt

Marta Salvador
Tel.: 217 214 154

 

More Information

Data de início do Curso: 7 de fevereiro de 2022.

Duração: 7 de fevereiro a 6 de junho 2022.

Horário: 18h30 - 20h00

Videoconferência com recurso à plataforma Zoom-Colibri

FORMULÁRIO ONLINE

Program Description


A prova da excelência da metodologia recomendada pelo magistério da Igreja para a interpretação da Bíblia está no facto de ela permitir superar-se a si própria. Aplicada com rigor científico à interpretação de Gn 1-11, deixa compreender que cada narração desse conjunto significa muito mais do que aquilo que lá se lia há 50 anos e mais do que as pessoas ainda lá lêem hoje. Se deseja descobrir as deslumbrantes novidades que as narrações de Gn 1-11 reservam a uma nova leitura, este curso interessa-lhe.

Estes onze primeiros capítulos constituem os textos bíblicos cuja interpretação mais mudou nestes últimos 50 anos e com mais consequências nas expressões da fé bíblica. Bastaria pensar que aí estudaremos as narrações implicadas com os grandes temas do criacionismo e do evolucionismo, com a teoria do big bang e com a inquinação do planeta Terra (Gn 1). Na linguagem corrente usa-se o verbo criar para qualquer afazer. Então é preciso perceber em que consiste a criação divina. A chamada «história de Adão e Eva» (em Gn 2-3) é a que exige uma interpretação mais inovadora e radical: pode-se falar de um «paraíso terreal» e do «paraíso perdido»? ‘Adão e Eva’ existiram? Cometeram mesmo um «pecado original»? Que papel tem aí a serpente? Deus castigou toda a humanidade por causa de uma «culpa original»? Deus ter-se-á arrependido de ter criado a humanidade e tê-la-á aniquilado toda com um dilúvio universal, como se conta em Gn 6-9? Que Deus é este (como se pergunta muita gente)? Ainda melhor: que tipo de linguagem é esta?

São muitas e boas razões para se enfrentar a sério com o início da Bíblia. Responderemos com o maior rigor possível a essas questões. A interpretação inovadora oferecida com os critérios da fé da Igreja ficará a dialogar com outros campos da teologia bíblica e dogmática, da espiritualidade e da mentalidade cultural, em vista de uma bem-vinda renovação da catequese e de uma fecunda evangelização nova.


A Faculdade de Teologia propõe um itinerário de formação, em regime de videoconferência, dedicado ao tema "As Narrativas Bíblicas de Criação. Gn 1-11".

As sessões decorrerão com recurso à Plataforma Zoom-Colibri.

Para além de um elenco de subsídios para apoio e leitura pessoal, serão também facultados outros instrumentos que permitam aos alunos acompanhar a lecionação e aprofundar temas que sejam do seu agrado.


A lecionação decorrerá de 7 de fevereiro a 6 de junho de 2022, à segunda-feira, entre as 18h30 e as 20h00, e está estruturado em 15 sessões online.
 

Cronograma das sessões:
 

Data
Programa
7 fev. Introdução: História da interpretação de Gn 1-11
14 fev. O contexto das narrativas bíblicas de criação: Os mitos de origem do antigo Próximo Oriente
21 fev. Finalidade e intenção dos mitos de origem
7 mar. Os mitos de origem
14 mar. Interpretação de Gn 1: Visão do universo e da humanidade
21 mar.  Interpretação de Génesis 2-3: As coisas boas e más da vida h.
28 mar. Interpretação de Génesis 2-3
4 abr. Interpretação de Génesis 2-3
11 abr. Interpretação de Génesis 2-3
2 mai. Interpretação de Génesis 2-3
9 mai. Interpretação de Génesis 4: Caim e Abel: o nomadismo
16 mai.  Interpretação de Génesis 6,1-4: O humano a partir do divino
23 mai. Interpretação de Génesis 6,5-9,17: O dilúvio e a mortalidade
30 mai. Génesis 9,18-29 e Génesis 10: História e geografia
6 jun. Génesis 11,1-9 e Génesis 1-11 como conjunto teológico


Objetivos globais do curso:
 

Desde o encerramento do concílio Vaticano II (8.12.1965) a interpretação da Bíblia evoluiu muito. Isso aconteceu graças à nova ferramenta que desde então pudemos associar às metodologias propostas pelo magistério eclesial para A interpretação da Bíblia na Igreja (Documento de 1993). A principal é a do contexto em que agora podemos ler o texto. O contexto projecta a jorros uma nova luz na leitura das narrativas bíblicas de criação. Esse é o grande objectivo deste curso: evitar/superar a leitura literalista e historicista dos primeiros onze capítulos do Génesis (Gn 1-11) e oferecer a perspectiva apropriada que descobre a sua incalculável riqueza humana e espiritual: uma enorme vantagem é a de desligar os relatos de criação de um qualquer pecado humano. Onde se fala de criação não se pode falar de pecado!



Inscrições (a partir do dia 3 de janeiro de 2022):
 

Taxa de inscrição - 130.00 €
 

O curso é de inscrição obrigatória mediante

FORMULÁRIO ONLINE

Contacts

Extensão Universitária

Secretariado
E-mail: extuniv.ft@ucp.pt

Marta Salvador
Tel.: 217 214 154