Titulares de Cursos Superiores

Processo de Candidatura

Este regime de acesso destina-se aos candidatos titulares de um curso médio ou superior, português ou estrangeiro, obtido numa instituição de ensino superior.

A realização de entrevista constitui requisito obrigatório para a candidatura. As entrevistas realizam-se de forma remota - A Direção da Faculdade entrará em contacto com os candidatos para o agendamento.

Calendário de Candidaturas 2022/2023

Fases Candidaturas Entrevistas Afixação de Resultados Matrículas
1.ª 06/06 a 25/07/2022  26 e 27/07/2022 28/07/2022  29/07 a 04/08/2022
2.ª 26/07 a 9/8/2022 09/08 e 10/08/2022 11/08/2022
(fim do dia)
30/08 a 02/09/2022

Documentação necessária

• Certificado de grau (caso seja admitido deverá entregar no ato da matrícula um original ou fotocópia autenticada);
  • Documento de Identificação;
  • Nº de identificação fiscal caso não se encontre no documento acima referido.

Diplomas Estrangeiros: No caso de diplomas estrangeiros, os documentos devem ser autenticados pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas dos países estrangeiros em Portugal, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia.

Os Diplomas ou Certificados obtidos em Instituições Eclesiásticas que constem da base de dados da Santa Sé, ficam dispoensados da referida autenticação. Confirme aqui

Taxas 2022/2023

• Taxa de candidatura: 145,00 €
  • Matrícula: 265,00 €
  • Propina  (valor a disponibilizar): 11,10 € por unidade de crédito (ECTS) em 2021/2022

Apresentação da Candidatura

A candidatura a Detentor de Licenciatura apenas poderá ser realizado online dentro dos prazos estipulados.

Reúna todos os documentos necessários antes de iniciar a sua candidatura. Após a submissão da candidatura, não poderá voltar atrás para eventuais alterações.

Os documentos originais ou cópias autenticadas deverão ser apresentados na Secretaria Escolar da UCP no momento da matrícula, sempre que solicitado.

O endereço de email que indicar no formulário de candidatura, será o contacto pelo qual receberão as mensagens da Universidade Católica Portuguesa, pelo que, deverá certificar-se que o mesmo está correto.

No caso de não fazer o upload de todos os documentos necessários, deverá enviar a restante documentação em falta para o endereço: espacodocandidato.sede@ucp.pt, logo após a submissão da candidatura. No assunto do email deve colocar: Candidatura à Faculdade de Teologia e nome do Curso (Licenciatura em Teologia).

Processo de Candidatura:

1.º PASSO - Inicie a sua candidatura online no Portal de Candidatura e selecione a opção "Candidatura a Licenciatura(s)"

De seguida selecione a opção "Detentor de Licenciatura".

Deverá preencher os dados pessoaisselecionar o programa a que pretende candidatar-se e anexar todos os documentos obrigatórios.*

* Os documentos deverão ser submetidos, obrigatoriamente, em formato PDF

2.º PASSO – Pagamento da taxa de candidatura

Após o preenchimento da candidatura e submissão dos documentos necessários, deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (145.00€ - valor não reembolsável).

A candidatura apenas será considerada válida/completa após o pagamento da respetiva taxa.

3.º PASSO – Resultados da candidatura

Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato, com a indicação de “Admitido” ou “Não Admitido”. Para aceder a esta área, insira as credenciais que receberá no final da sua candidatura.

Posteriormente, receberá um email com os procedimentos a seguir para efetuar a matrícula.

Testimonial

Pedro Miguel Mendes de Sousa

Prémio Paulus 2019
No berço da Teologia [...] aprendi não apenas a qualidade da resposta, mas também a acutilância da pergunta e a centralidade da procura. Aí senti o apelo a não me limitar por reproduzir as respostas de sempre, mas por escutar as perguntas de hoje.