Teologia Moral Pessoal

4.5 ECTS / Semestral / Português

Indicar as problemáticas humanas e teológicas atuais concernentes às questões éticas da sexualidade, do matrimónio e da vida humana e os conceitos com os quais se expressam.

Indicar as fontes do saber teológico no âmbito da teologia moral pessoal: sagrada escritura, tradição, magistério da Igreja, reflexão teológica, vivência experiencial da vida humana e cristã e sua dialética.

Indicar a doutrina oficial da Igreja, a sua relevância e fundamentação, e os debates que suscita dentro e fora da comunidade Eclesial.

Indicar autores e correntes de pensamento teológico, filosófico e científico, relevantes nos âmbitos das temáticas em causa.

Indicar pontos de proximidade e de afastamento entre as propostas teológicas e as das ciências humanas e necessidade de interação.

Indicar situações concretas de vivência humana e cristã, em que o discernimento prudencial se torna necessário.

Proporcionar aos alunos instrumentos concetuais que lhes permitam inserir-se no debate teológico, cultural, ético e pastoral.

Docentes

Professor Catedrático
Doutor em Teologia Moral. Foi diretor-Adjunto da Faculdade de Teologia, no núcleo do Porto entre 2001 e 2014. É membro do Conselho Científico da…